Manifestantes pró e contra transposição têm protesto marcado para hoje

Brasília – Manifestações contra e a favor da transposição do Rio São Francisco estão marcadas para esta quarta-feira (22) em Brasília. Movimentos sociais contrários às obras no rio passaram esta semana por Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro. Tiveram encontros com o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) e com o prefeito da capital fluminense César Maia (DEM).

Hoje chegam a Brasília, onde devem se encontrar com o vice-presidente da República, José Alencar (PR), e com parlamentares na Câmara dos Deputados. Os manifestantes também vão à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo a assessoria da Vice-Presidência da República, a audiência foi solicitada, mas ainda não está confirmada.

Os manifestantes pró-transposição agendaram marcha em Brasília também no mesmo dia. Eles contam com o apoio de quatro governos do Nordeste: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. ?Estamos nos organizando para fazer uma grande marcha em Brasília em apoio ao presidente Lula e à iniciativa da transposição?, explica o governador paraibano, Cássio Cunha Lima (PSDB). ?Queremos que se manifeste a maioria que defende a transposição e que até aqui se manteve silenciosa?.

O governador, no entanto, afirmou que poderia alterar a data da marcha, para evitar um possível confronto. Procurada pela Agência Brasil, a assessoria do governador não soube confirmar a realização da marcha.

O pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco e integrante da caravana João Suassuna critica a transposição. Ele reivindica uma política efetiva de distribuição de água para o povo. ?O projeto, do jeito que está sendo colocado, visa ao uso do agronegócio. A população mais carente no Nordeste, que está sendo assistida por frotas de carros-pipa, não vai ver a cor da água do São Francisco".

Voltar ao topo