Saúde

Programa Mais Médicos abre vagas para brasileiros após saída de cubanos

Imagem ilustrativa. Foto: Pixabay

Após a desistência de Cuba em continuar participando do programa Mais Médicos no Brasil, o Ministério da Saúde abre inscrições para preencher as vagas remanescentes com a saída dos cubanos a partir desta quarta-feira (21). O prazo segue até o próximo domingo (25) e, conforme edital publicado nessa terça-feira (20) pelo Diário Oficial da União, poderão se inscrever os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. As inscrições são feitas pelo site do programa.

O início das atividades dos novos médicos que se inscreverem no programa está previsto para 3 de dezembro. São ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Caso as vagas disponíveis não sejam preenchidas, elas serão novamente oferecidas por meio de outro edital a ser lançado no próximo dia 27.

“O edital é a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no programa Mais Médicos”, diz nota publicada pelo ministério.

+Leia também: Rede de supermercados de Curitiba coloca mais de 50 itens em oferta na Black Friday

Como vai funcionar a inscrição?

“Estamos disponibilizando um sistema que o médico poderá acessar, fazer seu cadastro e escolher o estado e cidade que quer atuar. Se houver vaga, poderá acessar. Vamos dizer que numa cidade há 10 vagas. Os 10 primeiros médicos que acessarem e atenderem aos requisitos vão consumir essas vagas e elas serão retiradas do sistema”, detalhou o ministro Gilberto Occhi, em entrevista concedida nesta terça-feira (20).

O prazo para que os médicos assumam os novos postos de trabalho é curto, segundo o ministro, para evitar que a população fique desassistida após o anúncio do governo cubano de sair do programa no Brasil, por discordar de exigências feitas pelo governo eleito de Jair Bolsonaro. Com isso, mais de 8 mil médicos cubanos que atuavam no programa vão deixar o país.

Os médicos aprovados deverão se apresentar nos municípios escolhidos a partir do dia 3 de dezembro para homologar a contratação e começar a trabalhar. O prazo final para que os médicos aprovados se apresentem é dia 7 de dezembro, às 18h, ou serão eliminados do processo e a vaga será disponibilizada novamente no sistema de inscrição do Ministério da Saúde.

Segundo o ministro, os médicos que se inscreverem no segundo edital também terão que fazer o Revalida, mas poderão trabalhar enquanto isso não acontece mediante a apresentação de cerca de 17 documentos exigidos pelo governo. “O profissional brasileiro formado no exterior que não tenha CRM nem Revalida só poderá exercer sua atividade legalmente no Brasil por meio do Mais Médicos”, explicou.

Paraná vai perder 458 médicos cubanos após ‘treta’ entre Bolsonaro e o governo de Cuba