Coronavírus

Lula quer apoio de igrejas para vacinação e diz que pode responsabilizar por mortes por covid-19

Lula
Lula. Foto: Arquivo.

Em uma reunião on-line, Lula afirmou que o governo precisa convencer a população sobre a eficácia das vacinas, entre elas as substâncias utilizadas contra a Covid-19, e cobrar que as lideranças evangélicas ajudem nessa tarefa. A fala aconteceu em um encontro do Grupo Técnico de Saúde, em Brasília (DF), na quinta-feira (24), na qual Lula participou por vídeoconferência, de São Paulo (SP). Segundo ele, é necessário cobrar das igrejas apoio às campanhas de vacinação e que irá responsabilizar as instituições pelas mortes, caso não ajudem.

LEIA MAIS – Média móvel salta 800% e máscara anti-covid volta a ser indispensável em Curitiba

“Eu pretendo procurar várias igrejas evangélicas e discutir com o chefe delas: ‘Olha, qual é o comportamento de vocês nessa questão das vacinas?’ Ou vamos responsabilizar vocês pela morte das pessoas”, disse Lula, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo. A equipe de transição defende nova campanha de vacinação imediata da população contra Covid-19, com imunizante bivalente da Pfizer.

Recentemente, médicos apresentaram um ofício ao Conselho Federal de Medicina (CFM), reunindo diferentes pesquisas científicas, pedindo uma análise mais criteriosa dos efeitos negativos das vacinas contra a Covid-19, como a miocardite. O CFM ainda não se pronunciou sobre o documento.

LEIA AINDA – Policial estudante da UFPR que morreu após complicações no parto recebe homenagens

Sobre as vacinas, Lula ainda destacou que a recuperação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) será primordial nos primeiros cem dias de seu governo, com o intuito de aumentar a cobertura vacinal e restaurar a confiança da população na vacinação. Ele não informou se as vacinas contra a Covid-19 farão parte do PNI – hoje, elas não estão incluídas oficialmente no programa. Ele evidenciou que muitas pessoas que combateram a vacina contra a Covid-19 agora terão que pedir desculpas.

VIU ESSA? Vizinho gritou gol antes? Saiba como escapar do delay da transmissão nos jogos da Copa do Mundo

Durante a reunião, Lula afirmou também que será necessário enfrentar a “burocracia da máquina pública” e que o “povo está muito sofrido”. Algumas das preocupações, de acordo com ele, é levar médicos ao interior do Brasil e autismo. Mas prometeu que não faltará recurso para a área.

Lula (PT) ainda evidenciou que nos próximos dias deverá escolher os ministros do próximo governo. A reunião contou com a presença de cinco ex-ministros da Saúde: o senador Humberto Costa, o deputado federal Alexandre Padilha, Arthur Chioro, José Gomes Temporão e José Agenor.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.