Lula diz que está na hora de acabar com “pequenez política”

Brasília – Ao participar nesta quarta-feira (7), em Belo Horizonte, da inauguração da primeira etapa do Centro Metropolitano de Especialidades Médicas Dr. Dario de Faria Tavares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que está na hora de acabar com "a pequenez política" no país e dar início a uma boa "política de convivência" entre os que disputam um processo eleitoral.

"Eu penso que o futebol poderia nos ensinar algumas coisas: Não pensem que, quando o Atlético joga com o Cruzeiro, e os jogadores de um time vão com brutalidade em cima de um jogador do outro time, aqueles jogadores passam o resto da vida com ódio um do outro. Possivelmente, na mesma noite, eles jantam juntos. A política poderia ter esse ensinamento, para que as coisas pudessem ser facilitadas", disse.

Segundo o presidente, o fato de uma pessoa disputar uma eleição com outra não determina que elas se tornarão inimigas pelo resto da vida. É preciso estabelecer uma política de convivência, levando sempre em conta os benefícios que a gente quer para o povo do país".

Em seu discurso, o presidente voltou a destacar a importância de os administradores da União, estados e municípios se unirem para realizar, em parceria, obras em benefício da população. "Quando os governos federal, estadual e municipal não criam preconceitos entre si, nem estimulam a rivalidade política entre si, as coisas fluem com muito mais facilidade", disse ele. Como  exemplo, citou a inauguração do Centro Metropolitano de Especialidades Médicas Dr. Dario de Faria Tavares, que só saiu
do papel porque contou com a participação dos três entes federativos.

Lula também destacou a importância de o país criar mecanismos menos burocráticos para facilitar a conclusão de obras. "No Brasil, criam-se mecanismos de imposição que, entre a vontade política, a determinação e a concretizaçaõ de uma obra, você tem de enfrentar algumas guerras do Iraque. E disso todos nós temos culpa. Nossa cabeça vai ter de raciocinar em como a gente precisa trabalhar para facilitar ao máximo a fim de que as coisas sejam feitas no país".

O Centro Metropolitano de Especialidades Médicas Dr. Dario de Faria Tavares, inaugurado hoje em Belo Horizonte, vai garantir à população do estado de Minas Gerais acesso a cerca de 40 mil consultas e exames médicos especializados por mês. Para reforma e compra de equipamentos para a unidade, o governo federal investiu R$ 15 milhões.

Na primeira etapa, o centro abrigará as atividades do antigo ambulatório da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e dará suporte aos serviços de atenção básica do município. Inicialmente, serão realizadas cerca de 6 mil consultas mensais. Até o final de 2008, quando deve ser concluído, o centro terá quatro andares com 80 consultórios. Serão oferecidas à população 26 diferentes especialidades, como cardiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia e pediatria, entre outras.

Voltar ao topo