Adélio Bispo

Homem que esfaqueou Bolsonaro é doente mental e pode ter pena reduzida

Foto: Arquivo

O procurador do Ministério Público Federal em Juiz de Fora (MG) Marcelo Medina entregou parecer à Justiça Federal, nesta terça-feira (9), sobre a sanidade mental de Adélio Bispo de Oliveira, acusado de tentativa de homicídio contra o presidente Jair Bolsonaro.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Segundo informações obtidas pela GloboNews, Medina concluiu em seu relatório que Bispo é semi-imputável, ou seja, que pode ser punido criminalmente pela facada que desferiu contra o então candidato a presidente, mas com redução de pena devido a transtornos mentais apontados em laudos médicos.

O documento é mantido sob sigilo e o procurador não fala sobre o teor. A GloboNews apurou que o parecer levou em conta sete laudos e pareceres feitos por médicos a pedido do MPF, da Justiça e da própria defesa. Os exames teriam demonstrado que a capacidade de entendimento de Bispo sobre o crime que cometeu é reduzida ou até mesmo nula.

+ Leia também: Alvo de tiros em plena luz do dia, morto é encontrado ao lado de carro de portas abertas

Investigadores responsáveis pelo caso, no entanto, disseram que há várias divergências nos laudos sobre o estado mental de Bispo. As conclusões apontadas pela Promotoria vão embasar a decisão do juiz Bruno Savino , da 3ª Vara da Justiça Federal em Juiz de Fora, sobre a punição do agressor de Bolsonaro.

Bispo atingiu Bolsonaro com uma facada no abdômen, em setembro do ano passado, durante evento de campanha em Juiz de Fora. O presidenciável ficou entre a vida e a morte, mas conseguiu se recuperar graças ao pronto atendimento dos seguranças e médicos que o atenderam.

Bolsonaro passar por três cirurgias em decorrência do ataque, sendo a última em janeiro deste ano, para retirada da bolsa de colostomia que o acompanhou por quatro meses.

+ Leia mais: Estuprador à solta leva pânico a bairro de SJP. Mulher ficou sob poder do homem em matagal

Adélio Bispo está preso desde o dia do crime e atualmente aguarda julgamento na penitenciária federal de Campo Grande (MS).

Ele é réu pelo crime de atentado pessoal por inconformismo político, previsto na Lei de Segurança Nacional. Esse crime é punível com reclusão de 3 a 10 anos de reclusão, podendo a pena ser aumentada até o dobro nesse caso, em razão da lesão corporal grave contra o presidente.

O processo de Adélio está na fase final. A partir de agora, as defesas do presidente e de Bispo devem se pronunciar sobre as conclusões do Ministério Público Federal.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Presa dupla que usava ligações de falso ‘Disk Sexo’ pra aplicar golpe milionário