Governo quer vacinar 16,3 milhões contra pólio no sábado

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite será realizada no sábado e 92,1 mil postos estarão mobilizados em todo o País para vacinar crianças menores que cinco anos de idade, das 8h às 17h. A meta é imunizar pelo menos 16,3 milhões de crianças, o que representa 95% do total da população nessa faixa etária. Mesmo as crianças que foram imunizadas na primeira fase devem tomar a vacina. O ministério recomenda que elas sejam vacinadas em todas as campanhas até completarem cinco anos.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra poliomielite foi realizada em 16 de junho, quando foram aplicadas cerca de 16 milhões de doses, alcançando uma cobertura de quase 93% da população com até cinco anos de idade, segundo o governo federal. Para a segunda fase, foram distribuídos 27 milhões de doses. O ministério da Saúde informa ter investido R$ 14 milhões nessas aquisições, além de ter repassado R$ 6,3 milhões aos Estados para operacionalizar a vacinação.

Durante a campanha, também estarão disponíveis nos postos de saúde outras vacinas do calendário nacional, como a tetravalente – contra difteria, tétano, coqueluche e infecções por hemófilo – tríplice viral – sarampo, rubéola e caxumba -, rotavírus e hepatite B.

Pólio

A poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, é uma doença causadas por vírus, que afeta principalmente nos primeiros anos da criança, mas também pode atingir adultos. O caso mais freqüente é a paralisia dos membros inferiores, podendo levar à morte. A única forma de evitar a doença é tomar a vacina. No Brasil, a poliomielite está erradicada desde 1989, quando foi registrado um caso na cidade de Souza, na Paraíba. Segundo dados do ministério da Saúde, houve quase dois mil pessoas no mundo em 2006.

Voltar ao topo