Geraldo Brindeiro aprova candidatura de Jorge Viana

Brasília

  – Se depender do procurador-geral eleitoral, Geraldo Brindeiro, o governador do Acre, Jorge Viana (PT), vai poder disputar a reeleição. Em parecer encaminhado ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Brindeiro sugeriu aos ministros que cassem a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre que impugnou a candidatura do petista a pedido de seu principal adversário na disputa, Flaviano Mello (PMDB). Para convencer os juízes do TRE a impedir a candidatura à reeleição do governador, o peemedebista argumentou que Viana abusou de seu poder ao supostamente usar a publicidade institucional do governo para promover sua candidatura.

Ontem, a expectativa no TSE era a de que os ministros decidissem à noite o destino de Jorge Viana. Conforme apurou a reportagem, a tendência dos ministros era a de cassar a decisão do TRE acreano e garantir o direito de Jorge Viana disputar a reeleição. O argumento principal deveria ser o explorado por Brindeiro em seu parecer.

O procurador concordou com a alegação apresentada pelos advogados de Jorge Viana e pelo Ministério Público Eleitoral no Acre segundo a qual houve um erro técnico na decisão do TRE. O problema teria ocorrido porque o direito de o governador disputar a reeleição foi negado durante o julgamento de um processo de registro de candidatura.

Voltar ao topo