Exército reage a encontro de candidatos com militares

Brasília

– O Comando do Exército reagiu à aproximação de candidatos a militares. O comandante do Exército, Gleuber Vieira, ficou incomodado com os encontros de políticos com militares e divulgou uma nota reafirmando a posição apartidária da força.

“O Exército Brasileiro mantém-se apolítico e imune à influência de qualquer organização política partidária”, afirma o documento Informex 027, divulgado no último dia 5.

A nota faz referência à participação de militares em palestras, debates e encontros com candidatos e também foi motivada pela divulgação de que o candidato à presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva terá dois encontros com oficiais das Forças Armadas no próximo dia 13, no Rio de Janeiro.

O primeiro, será com o general Leônidas Pires Gonçalves, na Escola Superior de Guerra (ESG). Leônidas foi ministro do Exército e hoje preside a Fundação de Altos Estudos e Política Estratégica da ESG. O segundo encontro de Lula será com oficiais no Clube da Aeronáutica.

O candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes, esteve no Clube da Aeronáutica no início de agosto. Os candidatos José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB) também foram convidados para palestras no local.

Na nota divulgada, o general Gleuber Vieira afirma que “como instituição, o Exército não participa, nem se fará representar em qualquer evento dessa natureza ou que vise a demonstrar apoio a qualquer candidato.”

Voltar ao topo