Decisão sobre Cacciola deve sair até a próxima semana, acredita Romeu Tuma

Brasília – O secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, acredita que a decisão da Corte de Apelação do Principado de Mônaco sobre a extradição para o Brasil do ex-banqueiro Salvatore Cacciola seja tomada até a semana que vem.

?O processo está instruído tecnicamente em ordem, as formalidades foram absolutamente cumpridas, falta agora a decisão da Corte e esperamos que ela aconteça essa semana, o mais tardar na próxima?, afirmou depois de participar nesta segunda-feira (25), no Ministério da Justiça, do lançamento do Prêmio Libertas, de incentivo a pesquisas acadêmicas sobre tráfico de pessoas.

Tuma Júnior disse estar confiante numa decisão favorável ao pedido do governo brasileiro. ?Eu tenho esperança que a corte vai dar o seu parecer favorável à extradição. Se seguir a legislação de Mônaco nesse sentido é isso que vai acontecer.?

Cacciola estava foragido do Brasil desde 2000, após ser condenado a 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e gestão fraudulenta no Banco Marka ? que provocou um rombo de mais de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos do país.

Ele chegou a ficar preso por 45 dias, mas conseguiu habeas corpus e fugiu para Itália, onde se encontrava foragido até ser detido, em setembro do ano passado, em Mônaco pela Interpol.

O Brasil aguarda a decisão e a homologação do processo. Caso o resultado seja favorável à extradição, o ex-banqueiro deve cumprir o restante da pena no Brasil.

Voltar ao topo