Dá à luz quadrigêmeos prematuros

Belo Horizonte – O Dia das Mães da funcionária pública Nivalda Gomes da Silva, de 33 anos, foi especial. Domingo, ela deu à luz quadrigêmeos, que nasceram na maternidade do Hospital Odilon Behrens, em Belo Horizonte. A gravidez de Nivalda foi natural e polivitelina, caso considerado raro pela Medicina. Os bebês – três meninos e uma menina – nasceram prematuros, com 25 semanas e seis dias de gestação (cerca de seis meses), pesando de 730 gramas a 815 gramas. A menina nasceu primeiro, de parto normal, às 10h08. Foi necessária a técnica de cesariana para o nascimento dos três irmãos, realizada cerca de meia hora depois.

Segundo a equipe médica do Hospital Odilon Behrens, o parto é considerado raro porque cada bebê foi gerado a partir da fecundação de óvulo diferente, tendo placentas e tipos sangüíneos distintos. De acordo com os médicos, Nivalda não se submeteu a nenhum tratamento para engravidar. Foi a primeira gravidez da funcionária pública, que relatou histórico familiar de gêmeos e trigêmeos.

O hospital informou que a menina e dois meninos estão internados no berçário de alto risco da instituição. Outro menino permanecia no CTI Neonatal. O estado de saúde das crianças é considerado estável. A expectativa da equipe médica é que os bebês continuem internados nas incubadoras por, pelo menos, dois meses, até atingirem peso de dois quilos cada. Os nomes dos bebês ainda serão escolhidos pelos pais, mas foram batizados inicialmente de Lara, Marcos, Álvaro e Victor.

Voltar ao topo