Confronto entre policiais e foliões gera confusão no carnaval de Brasília

O último dia do bloco Galinho de Brasília, um dos blocos de rua mais conhecidos da cidade, foi marcado por grande confusão. No fim da tarde de segunda (4), a Polícia Militar e os foliões entraram em confronto por causa de tentativas de esvaziar as ruas para liberar o trânsito.

O Galinho foi criado há 16 anos e é uma homenagem ao Galo da Madrugada, tradicional bloco pernambucano.

Às 16h de segunda (4), o Galinho começou a reunir os foliões para a tradicional passeata pelas ruas de Brasília. Quando o bloco saiu em direção à Esplanada dos Ministérios, por volta das 18h30, muitas pessoas continuaram festejando em uma rua que tem cerca de 400 metros. A Polícia Militar do Distrito Federal tentou liberar o trânsito algumas vezes, mas não obteve sucesso.

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) usaram gás de pimenta, bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar a população.

?Não tinha nenhuma confusão, estava todo mundo brincando. Eles saíram jogando gás no rosto de idoso, de criança. Eles não queriam saber nem quem era, só saíram jogando?, disse o estudante Pedro Mariano Vasconcelos.

Voltar ao topo