Ordem da justiça

Bolsonaro posta pedido de desculpas a Maria do Rosário, por dizer que ela não merecia ser estuprada

Quando ainda era deputado, Jair Bolsonaro discutiu com a deputada Maria do Rosário, na Câmara dos Deputados. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As redes sociais de Jair Bolsonaro divulgaram nesta quinta-feira (13) uma nota de retratação em favor da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) por determinação da Justiça.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

No comunicado, o presidente da República pede desculpas publicamente pelo episódio em que disse que a petista “não merecia ser estuprada por ser feia e não fazer o seu tipo”. Bolsonaro afirmou isso durante discussão com a parlamentar na Câmara dos Deputados, em 2014, e reiterou a fala no dia seguinte em entrevista ao jornal Zero Hora.

+ Leia mais: Bancários aderem à greve geral e bancos podem fechar nesta sexta-feira (14)

Bolsonaro foi condenado por danos morais em ação cível na primeira instância em 2015. Dois anos depois, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão. A defesa então entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em fevereiro deste ano, o ministro do STF Marco Aurélio de Mello negou o recurso que tinha como fundamento a imunidade parlamentar de Bolsonaro – a frase foi proferida quando ele era deputado federal. O STJ já havida rejeitado essa tese.

+ Leia ainda: Suspeito de matar Aline Nadolny presta depoimento; assassino seria próximo da vítima

No mês passado, o juízo da 18ª Vara Cível de Brasília determinou a execução da pena imposta na ação: indenização de R$ 10 mil e publicação de uma nota de retratação. Na ocasião, Maria do Rosário declarou que o sentimento naquele momento era de a Justiça estava sendo feita. A deputada afirmou que doaria o valor para entidades que atuam em defesa das mulheres vítimas de violência.

Na área penal, Bolsonaro é réu em duas ações no STF relativos ao caso, acusado de incitar o crime de estupro e de cometer injúria, mas os processos pararam após ele ter tomado posse como presidente da República por ordem do ministro Luiz Fux. O trâmite só deve ser retomado após Bolsonaro deixar o Palácio do Planalto.

Leia a nota na íntegra

Saiba o que fez Moro se oferecer para falar sobre vazamentos no Senado