Azul sofre grande prejuízo com fechamento de aeroporto

A Azul calcula em R$ 20 milhões os prejuízos causados pela obstrução da pista do aeroporto de Viracopos após o acidente com um avião de carga da empresa Centurion. Segundo a companhia, a conta pode ser ainda maior na medida em que passageiros começarem a entrar com processos judiciais por perdas e danos.

A pista ficou fechada por mais de 45 horas, da noite de sábado até às 17h30 de anteontem. Em outros países, a remoção de aviões do porte do cargueiro que parou Viracopos, um MD-11, é feita em 10 horas em média, segundo especialistas.

Na hora do acidente, a Azul tinha 15 aviões no aeroporto, o que representa 40% de sua frota de jatos. Campinas é a base operacional da companhia, onde estão concentrados 80% dos voos.

Segundo Gianfranco Beting, diretor de comunicação e marketing da Azul, a conta do prejuízo inclui custos de reacomodação de passageiros em outros voos, gastos com hospedagem, ônibus, vans, taxi, comunicação e alimentação e perda de receita com interrupção da venda de passagens.

A empresa interrompeu voluntariamente a venda de passagens para voos no curto prazo, durante dois dias para facilitar a reacomodação de passageiros afetados em voos ao longo da semana.