Áudios e documento

Áudios sobre greve dos caminhoneiros que circulam nas redes sociais podem ser falsos

Foto: Átila Alberti

Desde a última sexta-feira (31), vários áudios e uma nota que circulam pelo Whats App alardeiam uma nova greve dos caminhoneiros, a ser iniciada já nesta segunda-feira (3), ou no próximo domingo (9). A nota, em formato PDF, é assinada pela UDC-Brasil (União dos Caminhoneiros do Brasil).

Os áudios são de autorias diversas ou até mesmo anônimos. Logo em seguida, outra nota da Polícia Rodoviária Federal passou a circular, informando que os áudios são falsos ou antigos e que uma nova paralisação dos caminhoneiros não é descartada.

Com tanta informação desencontrada, a Tribuna do Paraná foi verificar a autenticidade das informações. Não é possível confirmar a autoria da nota da UDC e a sua autenticidade, visto que há poucas informações sobre a entidade e até mesmo sua existência é questionada por não haver sequer um site ou uma página de Facebook com este nome ou qualquer outra forma de contato.

Também não há referências à UDC na cobertura jornalística realizada durante a greve dos caminhoneiros, que parou o país em maio, não havendo registros de que a entidade tenha participado de negociações em prol da categoria, além de não haver informações a respeito de quem seria seu representante legal.

Quanto aos áudios, não é possível confirmar a autoria deles, visto que muitos estão vindo “anônimos”, ou seja, o interlocutor não diz quem é ou quem representa. Muitos podem até ser antigos, da época da primeira greve.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

PRF nega autoria de nota

Depois da circulação dos áudios e da nota da UDC, outra nota, supostamente divulgada pela Polícia Rodoviária Federal, começou a circular pelo Whats App. Em PDF, o documento descreve certos detalhes das questões defendidas pelos caminhoneiros, afirma que vários áudios são falsos ou antigos, fala também sobre a veracidade da nota da UDC, entre outros aspectos.

Mas a PRF afirma que desconhece a nota, que não é de sua autoria e que também não possui uma posição oficial sobre a suposta greve dos caminhoneiros. A assessoria do órgão informa ainda que apenas está acompanhando o assunto, em conjunto com outros órgãos.

Mas vai ter greve?

A única associação que se manifestou sobre o assunto foi a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), responsável pelas negociações com o governo federal durante a última paralisação da categoria. A Abcam informou que está fazendo o possível para evita ruma nova paralisação e que está vigilante quanto ao aumento do preço do diesel e o consequente aumento dos preços da tabela do frete.

Também informou que pediu uma audiência com a Casa Civil, para tratar do assunto. Portanto, conforme entidades oficiais que representam os caminhoneiros, ainda não há nenhuma greve programada. Mas uma nova paralisação não deve ser descartada, conforme o assunto se desenrolar nesta próxima semana.

Depois das chuvas, sol e frio serão constantes na semana do feriado da independência