Pelo celular

App dá até 40% de desconto no pagamento de multas de trânsito

Foto: Divulgação

A CNH digital já está disponível para todo Brasil desde abril deste ano, mas ainda não permite consultar multas ou pontuação da carteira. A função está sendo estudada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), ainda sem data de implantação.

+ Leia mais: Richa chama propina de ‘tico-tico’ em conversa apresentada como prova de corrupção

Porém, há outra opção que abrange essa funcionalidade. É o aplicativo SNE, sigla para Sistema de Notificação Eletrônica. Ele ainda é pouco conhecido, mas dá acesso ao prontuário e permite o pagamento de multas de trânsito oferecendo até 40% de desconto.

O app SNE está disponível desde outubro de 2016 e para utilizá-lo é preciso fazer o cadastro no site do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) ou no próprio aplicativo que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e App Store.

O usuário precisará informar o nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail para então criar uma senha. Depois será pedido o número da CNH e do CRV do carro (DUT), que serão analisados pelo Denatran para autorizar o cadastro.

Ao ser habilitado, a pessoa receberá em até 45 dias a notificação no celular caso seja multada. Ela terá como gerar um código de barras para efetuar o pagamento com desconto de até 40%.

+ Leia mais: Grupo de mulheres contra Bolsonaro no Facebook já tem mais de 1 milhão de membros

A quitação do débito pode ser feita via aplicativo e/ou site de banco ou em qualquer caixa eletrônico.

Para receber o desconto integral é necessário que a data não esteja vencida e que o  motorista abra mão de recorrer com recursos contra a ocorrência. O sistema não permite o parcelamento dos valores.

O app SNE possibilita também baixar formulário e indicar outro condutor como responsável pela infração e cadastrar vários veículos no sistema.

Vale ressaltar que nem todos os estados e órgãos oferecem o desconto de 40% – confira se seu estado aderiu ao SNE. Mas ainda sim é possível uma redução de 20%, que já é concedido às multas que chegam por carta.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Caso a multa não seja paga até o vencimento, será expedido um novo boleto com juros e sem o desconto.

Foto: Divulgação
App já conta com 1 milhão de usuários. Foto: Divulgação

O usuário que se inscrever no SNE deixará de receber as notificações de multa pelos Correios, apenas pelo app. Caso não queira mais utilizar o serviço, poderá cancelar a adesão e voltar a receber a infração por carta.

Segundo a Serpro, o aplicativo já conta com 1 milhão de usuários e 1,5 milhão de downloads.  O órgão afirmou ainda que foram acessadas 380 mil informações e efetuados R$ 42 milhões em pagamentos.

Conheça as vantagens de usar o SNE:

Condutor

Descontos de até 40% nas multas de trânsito*
Facilidade no pagamento
Comodidade e mobilidade no acesso ao sistema e no acompanhamento das notificações

Veículo

Todos os seus veículos podem ser cadastrados
Possibilita inserir ou excluir os veículos a qualquer tempo

Notificação

Exibe todas as notificações detalhadas dos veículos cadastrados, na tela ou arquivo que poderá ser impresso
Permite o usuário indicar o real infrator daquela notificação

Infração

Permite o usuário solicitar o documento com código de barras da infração ou apenas copiar o código para pagamento
Facilita o pagamento da notificação, inclusive em dispositivos móveis
Possibilidade de foto da infração
Acompanhamento do status da infração

Morador dedura dupla e policiais da Rone acham esconderijo de droga em Curitiba