Aneel aprova regras para termelétrica movida a GNL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou regras gerais para que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) possa acionar com antecedência as usinas termelétricas movidas a partir de Gás Natural Liquefeito (GNL). A Aneel deu prazo de 120 dias para que o ONS apresente os critérios que vai utilizar para estabelecer quando essas térmicas deverão funcionar.

As térmicas que usarão o GNL que será importado pela Petrobras precisam de um prazo maior para começar a funcionar. Isso porque diferentemente das usinas que usam o gás que vem de gasodutos (que podem ser acionadas a qualquer momento), as termelétricas movidas a partir do GNL precisam de uma antecedência maior, justamente para dar tempo de o GNL – que será importado por meio de navios – chegar ao Brasil.

O diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, disse, durante a reunião, que o estabelecimento dessas regras deve favorecer a entrada de mais usinas termelétricas no leilão de energia nova marcado pelo governo para o próximo dia 16.

Voltar ao topo