Pesquisa

A Terra é plana? 11 milhões de brasileiros acreditam nesta teoria

Evidências científicas comprovam que a Terra é redonda. Foto: Arquivo.

Pesquisa Datafolha publicada pela Folha de S. Paulo neste domingo (14) mostra que 7% dos brasileiros, ou seja cerca de 11 milhões de pessoas, acreditam que o formato da Terra é plano; para 89% é redonda e 4% não sabem. Foram entrevistadas 2.086 pessoas maiores de 16 anos em 103 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Vale lembrar que não há nenhuma evidência científica a favor do terraplanismo.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

A pesquisa mostra que os setores da população que mais acreditam na Terra plana são as pessoas acima de 60 anos (11%), os católicos (8%), as pessoas com ensino fundamental (10%) e as que ganham até 2,5 salários mínimos (8%). A divisão por partidos políticos revela que 14% dos eleitores do MDB acredita na Terra plana, seguidos pelos do PSL (10%).

Terraplanismo

O termo soa estranho, mas a teoria nunca esteve tão em alta, acredite. Apesar de a humanidade reconhecer a circunferência da Terra 200 anos a.C, tem gente que realmente acredita que nosso planeta é tão plano quanto uma pizza.

+ Leia mais: Policial militar morre atropelado por caminhão; motorista fugiu e não prestou socorro

A teoria da Terra Plana, criada no século 19 pelo inglês Samuel Rowbotham, com base em leituras literais da Bíblia, muda totalmente o mapa da Terra. Por essa conspiração repleta de adeptos mundo afora, o Polo Norte está centralizado, enquanto a Antártida é um grande paredão de gelo que impede a água do mar de deixar a borda. Acima de nós (mas não tão longe assim), o sol e a lua têm o mesmo tamanho e giram em uma redoma invisível. Esse é o mundo, sem gravidade, aliás, da terra plana.

Eletrônicos, brinquedos e outros importados são vendidos em bazar da Cruz Vermelha