Bastos diz que Polícia Federal e Ministério Público estão acima dos governos

Brasília – O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, destacou terça-feira (17) a importância da atuação independente da Polícia Federal e do Ministério Público.

Ao participar do lançamento do Diagnóstico do Ministério Público dos Estados, Bastos citou frase que atribuiu a um filósofo iluminista, segundo o qual as sociedades não podem ser construídas sobre a virtude dos homens, mas sim sobre a solidez e a confiança que eles têm nas instituições. E completou: ?No governo federal, as duas instituições fundamentais para isso são, de um lado, a Polícia Federal e, do outro, o Ministério Público Federal".

Segundo o ministro, é preciso que a Polícia Federal e o Ministério Público sejam instituições de estado, assim como as "réplicas estaduais", devem, igualmente, ser instituições de estado. Ele explicou que isso é necessário para que se possa ter confiança de que tais instituições não são manipuladas, nem usadas para atender interesses eventuais dos governos. "Elas pairam acima deles, elas são mais que eles, elas são diferentes deles e só respondem ao Estado e à sociedade?, afirmou Bastos.

O Diagnóstico do Ministério Público, lançado pela Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, traça o perfil dessa instituição nos estados e também de seus integrantes, Ainda neste ano deve ser lançado outro estudo, com dados do Ministério Público Federal.

Voltar ao topo