Volkswagen Eos é um cupê elegante e esportivo

Concessionárias premium da Volkswagen estão comercializando o Eos, um cupê conversível que tem o máximo de sofisticação, requinte e conforto.

O EOS consegue reunir as linhas clássicas de um cupê com o toque elegante e esportivo dos carros conversíveis. O conversível é produzido na moderna fábrica do grupo Volkswagen, a Autoeuropa, (Automóveis Limitada), em Portugal.

Trata-se do primeiro conversível do mundo a oferecer os sistema da capota CSC (Coupê sun roof Convertible), de 5 partes, com acionamento elétrico e teto solar de vidro escurecido, medindo 1.125 milimetros por 605 mm, algo inédito na indústria automobilística. O Eos passa de cupê a conversível em apenas 25 segundos.

Seu motor é o 2.0 TSI turbo utilizado em vários modelos da Volks e da Audi, cujos 200 cavalos parecem potencializados pelo câmbio DSG, de embreagem dupla.

Resultado: ele leva 7,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 229 km/h de máxima.

Mas mais importante para este tipo de carro é que o pequeno conversível é gostoso de dirigir. Firme nas curvas, ele transmite segurança e reage com presteza aos comandos do volante e do acelerador.

Em termos de conforto, ele traz a possibilidade de usar o ar-condicionado com a capota aberta, o que parece um paradoxo, mas é muito bom em dias de calor mais forte. O sistema altera automaticamente a regulagem da temperatura quando o carro está descoberto para um meio-termo entre o interior e o ambiente externo.

Para proteger o penteado e os ouvidos dos ocupantes da turbulência na estrada, o EOS tem um defletor de ar na parte superior do para-brisa.

Se não houver passageiros atrás (o espaço não chega a ser dos mais amplos, mas dá para dois adultos), é possível instalar um segundo defletor atrás dos encostos dianteiros e uma tampa que cobre todo o compartimento traseiro, aumentando o conforto.

A segurança em caso de capotagem é garantida por dois santantônios ocultos que, em caso de acidente, são projetados para cima num quarto de segundo. Como o porta-malas fica reduzido quando a capota é aberta, há uma célula de proteção no centro do compartimento que evita o possível amassamento das malas. Caso o porta-malas esteja cheio, o teto não é recolhido. O nome Eos vem da mitologia grega, mais especificamente conhecida como a deusa do amanhecer.

Caso deseje conhecer esse conversível diferenciado e desenho sedutor, vá a uma concessionária premium como a Corujão, e conheça os predicados que permitem ao Eos ter desempenho superior ao dos principais concorrentes comercializados no País. VW Eos, uma bela máquina. (BN)

Ficha técnica

Motor: 2.0 L
Combustível: Gasolina
Cilindrada: (cm³) 1.984
Cilindros: 4
Válvulas: 4
Potência máx: kW (cv) / RPM 147 (200) / 6.000
Torque líq. máx: Nm (kgfm) / RPM 280 (28,5) / 1.700
Posição: Transversal na frente do eixo
Transmissão: Automática de 6 marchas Tiptropnic DSG
Suspensão: Dianteira Independente, tipo McPherson com mola
helicoidal integrada
Traseira independente, com braço transversal e longitudinal e mola helicoidal
Direção: Hidráulica Tipo pinhão e cremalheira
Freios: Dianteiro Disco de freio ventilado Traseiro Disco de freio
Desempenho: De 0 a 100km/h (s) 7,9 Vel. final (km/h) 229
Consumo: Cidade (km/l) 8,2
Estrada (km/l) 14,1
Média PECO (km/l) 10,8
Cap. do tanque: 55 (l)
Rodas: 7,0J X 17
Pneus: 235/45 R17
Porta-Malas: 380 (l)
Peso (kg): Em ordem de marcha 1560
Carga útil 460
Total 2020

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