Paranaenses correm os “500 Km de São Paulo” do Brasileiro de Endurance

O Automóvel Clube Paulista realiza neste fim de semana (14 e 15/6), a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance 2008, com a realização de sua segunda etapa, na prova denominada ?500 Km de São Paulo?. O Paraná estará representado na Categoria III pelas duplas Jair Bana/Duda Bana, Rodrigo Gonçalves/Maurício Amaral, Fabrício Colla/Henry Gaudens/Cassiano Colla e Celso Zocolotte/Beto Cazuni.

A Categoria I é reservada para os protótipos FIA até 2.000 cc, protótipos nacionais com turbo compressor, GT FIA e Turismo acima de 2.000 cc com turbo compressor. Na Categoria II correm os Turismo Força Livre e pick-ups acima de 2.001 cc, além de Turismo até 2.000 cc com turbo compressor. Já a Categoria III é para os protótipos nacionais até 2.000 cc. E a Categoria IV, para motores até 2.000 cc, é outro reduto para carros nacionais e pick-ups.

Categoria III

Fabrício e Cassiano Colla.

Uma das dupla que está entre as favoritas à vitória em São Paulo, na Categoria III é Jair Bana/Duda Bana (Pirelli/Baterias Moura/Bana Pneus), com seu protótipo Predador, um dos mais rápidos em sua categoria atualmente no Brasil, que conta com o auxílio técnico da Equipe Billy Motorsport. O protótipo, com motor Opel 2.0 16v, 270 cv de potência, duplo comando de válvulas e chassi de molibdênio, utilizando gasolina Avigás. ?Estamos satisfeitos com o campeonato, onde na primeira etapa concluímos em segundo lugar em nossa categoria. Interlagos é minha segunda pista preferida, depois de Curitiba, onde vamos em busca da primeira vitória na temporada 2008?, declarou Jair Bana (Master Turbo).

Rodrigo G. e Maurício Amaral.

Os irmãos Fabrício e Cassiano Colla (HD/TSW Rodas), vão correr junto com o piloto americano Henry Gaudens, que participa da Grand-Am Koni Challenge Series. O trio participará dos 500 Km de São Paulo na Categoria III, pilotando um protótipo Spyder com motor VW AP 2.0, de 8 válvulas, com 218 cv de potência, equipado com câmbio Hewland, preparado pela Billy Motorsport. ?Melhoramos a nossa caixa de câmbio, que nos deixou na mão em Curitiba e Tarumã. Desejamos fazer uma boa corrida em São Paulo, concluindo entre os cinco primeiros em nossa categoria?, disse Fabrício Colla. ?Nos treinos que fizemos, depois do ajuste na caixa de câmbio, o carro se mostrou mais resistente. Queremos marcar pontos em São Paulo?, completou Cassiano Colla.

Outra equipe curitibana que vai participar do Brasileiro de Endurance é formada pelos pilotos Rodrigo Gonçalves e Maurício Amaral (Academia Gustavo Borges/Rede Contorno Sul/Essa Motors). A dupla corre com um protótipo Spyder, equipado com motor VW-2.0, 8 válvulas, com fluxo cruzado, movido a álcool, que desenvolve 223 cv de potência, com câmbio do Audi e freios Wilwood, também preparado pela Billy Motorsport. ?Nossa estratégia de corrida será com três paradas, para a troca de pilotos, pneus e reabastecimento. Esperamos que com o novo motor, consigamos um melhor desempenho, acompanhando de perto nossos principais adversários. Se tudo der certo, estaremos no pódio da categoria no domingo, entre os três primeiros?, argumentou Rodrigo.

Celso Zocolotte e Beto Cazuni.

E para completar o time de paranaenses, o curitibano Celso Zocolotte e o londrinense Beto Cazuni depois de um ano parados, voltam a formar dupla, sendo uma das favoritas à vitória em sua categoria. Celso e Beto vão correr com um protótipo Spyder, equipado com motor Opel/Chevrolet 2.0, 16v, desenvolvendo 260 cv de potência, duplo comando de válvulas e injeção eletrônica. Possui ainda câmbio Hewland, de cinco marchas, freios Wilwood, sistema de telemetria, pesando 640 quilos, utilizando gasolina de aviação, com 100 octanas. ?Essa prova tem tudo para ser o maior grid do Brasileiro de Endurance deste ano. Eu e o Beto ficamos um ano afastados, mas não perdemos o gosto pelas corridas e estamos voltando com tudo. Revisamos totalmente o carro e mudamos alguns componentes do motor, que nesta prova estará mais forte e competitivo?, concluiu Celso Zocolotte.

Voltar ao topo