A história de sucesso do Palio Weekend começou no seu lançamento, pois oferece espaço para os ocupantes e para bagagem, conforto, desempenho, beleza, prazer ao dirigir, segurança para toda a família e economia. Quem compra uma “station wagon” como essa, com razão, não abre mão desses atributos.
No segmento de peruas, um dos que mais teve retração nos últimos anos, a perua Palio Weekend reina absoluta, com ajuda da versão Adventure, uma idéia que começou tímida na Fiat e que hoje é chamada de “família” – Strada e Doblò são os outros membros.
A montadora de Betim (MG) não poupou esforços para deixar o novo Palio Weekend ainda mais competitivo. Investiu no “design”, um importante fator de compra, na tecnologia para oferecer equipamentos inéditos no segmento, na segurança, no conforto, na funcionalidade e em aspectos de qualidade que podem fortalecer sua posição no mercado.
O Palio Weekend possui elegante dianteira que caracteriza a nova família Palio. O grande destaque é o novo conjunto óptico. Seu “design” exclusivo o deixou mais estreito junto à grade frontal, na qual sobressai o novo logotipo da Fiat. O conjunto se alarga e fica arredondado próximo da lateral dos carros; depois, estreita-se novamente, como uma gota. Feito em uma única peça, o componente integra os três canhões refletores farol baixo, farol alto e luz de direção.
Suas lanternas traseiras impressionam pelo tamanho e complexidade, além de invadirem a tampa do porta-malas. O desenho, como no Palio, destoa da frente, reforçando a impressão de reestilização – aquela falta de harmonia entre frente, lateral e traseira. O vidro traseiro tem área maior, graças ao aumento da altura. Ganhou, também, um ressalto para abertura da tampa do porta-malas.
Seu interior também foi redesenhado e conta com porta-objetos colocados em locais estratégicos. Oferece alto nível de conforto para o motorista e os passageiros, conferido pelos novos bancos, pelos novos tecidos de revestimento, pelo habitáculo arejado e silencioso e pelos comandos ergonômicos de fácil acesso.
Novos itens de conforto e segurança, como o My Car Fiat, que permitem personalizar diversas funções do automóvel, computador de bordo, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva e os “side-bags”, todos inéditos no segmento do Palio Weekend.
Motorização Flex 1.8 faz a diferença
A nova “station wagon” da família Palio, na versão HLX, tem como novidade o motor 1.8 Flex. Moderno, compacto, limpo e econômico, o motor 1.8 Flex tem como grande diferencial a capacidade de rodar tanto com gasolina quanto com álcool. Uma das características do motor 1.8 Flex é o “drive by wire”, que em vez do cabo do acelerador, tem uma central eletrônica que gerencia a abertura da borboleta de forma progressiva. Isso evita os trancos na aceleração que podem ocorrer em retomadas e desacelerações abruptas. O resultado: melhor dirigibilidade e menos emissão de poluentes.
A suspensão dianteira da nova Weekend é do tipo MacPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora. A traseira, independente, possui braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora. O sistema foi calibrado para proporcionar o máximo de conforto, dirigibilidade e estabilidade.
O eficiente sistema de freios dos novos modelos tem duplo circuito diagonal. Na dianteira, disco ventilado de diâmetro maior nas versões dotadas de motor 1.8 com pinça flutuante; na traseira, tambor com sapata autocentrante.
Vai levar algum tempo para que as pessoas se acostumem com o novo Palio Weekend, mas deverá ser, ao que parece, uma coisa passageira, principalmente porque a Fiat tem larga vantagem nesse segmento e a falta de concorrentes à altura vai ajudar.
O Palio Weekend tem comportamento previsível e potência e torque adequados à sua proposta. A existência do sensor de estacionamento é louvável uma vez que, embora seja um modelo compacto, nem sempre oferece as melhores condições de manobra. Sensor crepuscular e de chuva são um conforto cada vez mais necessário mesmo nessa categoria.
Como opcionais, o novo Palio Weekend pode ser equipados com ar-condicionado, volante com regulagem de altura, rádio CD player com MP3 e RDS, CD changer no porta-luvas, ABS, sensor de estacionamento, sensor crepuscular e sensor de chuva, “air-bag” duplo, “side-bag” dianteiro + regulagem elétrica do banco do motorista e vidros dianteiros e traseiros elétricos com one touch + antiesmagamento, entre outros. A nova Weekend, excelente e confortável perua familiar, vem com garantia de um ano sem limite de quilometragem e de cinco anos para a carroceria.
FICHA TÉCNICA
WEEKEND HLX (1.8 Flex)
Motor:
Transversal, anteriorNúmero de cilindros:
4 em linhaCilindrada total:
1.796 cm³Taxa de compressão:
10,5:1Potência máxima (ABNT) / regime:
106 cv / 5.500 rpm (gasolina) 110 cv/ 5.500 rpm (álcool )Torque máximo (ABNT) / regime:
17,5 kgm / 3.000 rpm (gasolina ) 18,4 kgfm / 3.000 rpm (álcool )Nº de válvulas por cilindro:
2Eixo de comando de válvulas:
Um no cabeçoteIgnição:
Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoCombustível:
Gasolina/ÁlcoolInjeção Eletrônica:
Magneti Marelli IAW 4SF, multiponto, seqüencialCâmbio e embreagem
Posição:
Incorporada a caixa de câmbioNúmero de marchas:
5 à frente e uma à réRelação de transmissão do diferencial:
3,733Tração:
Dianteira com juntas homocinéticasEmbreagem:
Monodisco a seco com mola a disco e comando hidraúlicoSistema de freios:
Hidráulico com comando a pedal. (ABS opcional) – Dianteiro – A disco ventilado (´ de 257 mm) com pinça flutuante – Traseiro – A tambor (´ de 228 mm) com sapatas autocentrantes e regulagem automáticaAmortecedores:
Hidráulicos, telescópicos de dupla efeito, tipo WETElemento elástico:
Molas helicoidaisDireção:
Hidráulica, com pinhão e cremalheiraDiâmetro mínimo de curva:
10,5 mTanque de combustível
: 51 litrosDesempenho
Velocidade máxima
: HLX: 187 km/h (gasolina) / 189 km/h ( álcool) 0 a 100 km/hHLX: 10,2 s (gasolina) / 10,0 s (álcool)
Consumo
(Norma NBR 7024)Ciclo urbano
: 12,2 km/l (gasolina.) / 8,4 km/l (álcool.)Ciclo estrada
: 16,3 km/l (gasolina.) / 11,3 km/l (álcool.)