Não esqueça de verificar a iluminação do seu veículo

O seu carro tem aproximadamente 35 lâmpadas que são divididas em duas categorias: segurança e sinalização. As de segurança são as que fazem você enxergar, como os faróis altos e baixos, neblina e de milha.

As outras são responsáveis por toda a sinalização externa e interna do veículo, atuam no freio, pisca, iluminação do painel, entre outras funções. A cada três meses é recomendável checar o funcionamento das lâmpadas.

Mesmo funcionando corretamente, a lâmpada perde cerca de 30% da luminosidade com o tempo. Por isso a troca preventiva é recomendável a cada 50 mil km. Na hora da checagem, não esqueça de observar o conjunto óptico. As lâmpadas internas do painel não oferecem risco menor em caso de queima, pois indicam o funcionamento de vários sistemas do veículo.

Em carros mais novos, todas as luzes de indicação devem se acender assim que é acionada a chave do contato. Por exemplo, em caso do nível de óleo estar abaixo do normal ou de algum problema de funcionamento na injeção, elas acendem.

Se estiverem queimadas, o dono do carro não vai ser avisado sobre o problema. Então corre o risco de fundir o motor por estar sem óleo e danificar todo o sistema de injeção eletrônica por não ser feita a devida manutenção. É bom também, ter alguns fusíveis de reserva, para emergências.

Voltar ao topo