Moto entre veículos pode ser proibido

Um projeto de lei quer proibir os motociclistas de trafegar com suas motos no corredor formado entre carros, ônibus e caminhões.

A proposta (Projeto de Lei 2650/03) já tinha sido recusada uma vez, mas foi aprovada no início de abril pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Agora, a proposta segue para o Senado e, se for aprovada, vai precisar ainda do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para então virar lei. O projeto é de autoria do deputado Marcelo Guimarães Filho (PFL-BA) que determina que o motociclista deverá respeitar a distância lateral de 1,5 metro dos carros em circulação.

A medida inviabiliza o costume de motociclistas de seguir pelos corredores formados entre carros no caso de congestionamentos ou em semáforos e visa reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas, já que manobras como as realizadas atualmente no trânsito passarão a ser infrações sujeitas a multas.

A Associação Brasileira dos Motociclistas (Abram) manifestou seu repúdio ao projeto em nota publicada no site da entidade na internet. “Este projeto é um absurdo, pois causará um enorme caos no já conturbado trânsito das grandes metrópoles, e colocará em risco a vida de muitos motociclistas que usam a motocicleta como meio de trabalho e de transporte, por ser um veiculo ágil e de fácil estacionamento. Precisamos ficar atentos a este respeito. Os motociclistas e motoclubes/grupos de todo o país devem se manifestar contra o projeto, e enviar emails de protesto a esta lei absurda.”