Jaguar XJ 2008 chega com novo visual

jaguarxj131207.jpgCom exterior remodelado o XJ 2008 – sedã ?top? de linha da Jaguar – desembarcou no mercado brasileiro mesclando conceitos de luxo e conforto às características de um modelo esportivo. Seu exterior ganhou mudanças nos pára-choques traseiro e dianteiro e a reestilização de sua grade frontal. Nas laterais foram incorporadas saídas de ar com apelo esportivo e a traseira foi equipada com um friso cromado e um novo aerofólio.

O sedã de grande porte, com carroceria de alumínio e visual reformulado com apelo esportivo foi apresentado durante o Salão do Automóvel de Genebra. Porém, o que se viu durante o evento foi a chegada ao mercado de um carro que surpreendeu até mesmo os mais exigentes do mundo automotivo.

Internamente, o modelo ganhou em espaço aos ocupantes do banco traseiro e tecnologia. O XJ 2008 possui como item de série o sistema de aquecimento e refrigeração dos bancos dianteiros e um novo sistema de conectividade com telefones celulares via bluetooth, que permite a conexão de até cinco aparelhos simultaneamente.

Por uma tela de cristal líquido com tecnologia ?touchscreem? localizada no painel, pode-se controlar 17 diferentes comandos do veículo como temperatura ambiente, estações de rádio, além de informações sobre o desempenho do carro como consumo de combustível, pressão dos pneus e nível de óleo do motor. Novo sistema de ar-condicionado, que consiste em canais localizados dentro dos bancos dianteiros, servem tanto para refrigerar quanto para aquecer os assentos e o ambiente de maneira otimizada.

Chega com duas opções de motor, ambas de oito cilindros e 4,2 litros, mas com potências distintas. Uma traz potência de 300 cavalos, mas os amantes da velocidade podem ainda optar pela versão Supercharger, que eleva a força do motor Jaguar a impressionantes 400 cavalos e torque de 553 N/m a 3.500 rpm, suficientes para levá-lo da imobilidade aos 100km/h em exatos 5 segundos. Tanta potência é controlada pela suspensão CATS – Computer Active Technology System, sistema que mantém a distância entre o veículo e o solo praticamente constante e pelo controle eletrônico de estabilidade.

O carro é cerca de 40% mais leve do que os sedãs tradicionais produzidos em aço e 60% mais rígido em caso de colisões. E seu aerofólio traseiro contribui para um desempenho aerodinâmico mais eficiente.

Por ser extremamente leve, o XJ 2008 também possui consumo de combustível abaixo dos modelos de seu porte, geralmente conhecidos por ?beberrões?. Esta economia é auxiliada pela nova caixa de câmbio automática de seis velocidades que, além de ser mais compacta, otimiza o funcionamento do modelo em altas velocidades. 

Voltar ao topo