Audi renova a linha do A4

Seguindo receita usada pelas arquirrivais alemãs em seus sedãs de entrada a Audi mexeu pouco no visual do A4, quase que simultaneamente ao BMW Série 3, que apareceu renovado na semana passada. O visual atual acompanha o modelo desde 2008. A renovação vale para toda a linha: sedã, perua, Allroad e S4.

Líder mundial de vendas da Audi, o A4 teve faróis, grade, e pára-choque redesenhados, enquanto a traseira ganhou novas lanternas e pára-choque novo, modificados discretamente. As saídas de escapamento, antes separadas, agora ficam juntas. Na lateral, o A4 mantém os vincos do modelo anterior, levemente reforçados; retrovisores novos e rodas de novo desenho. Internamente, a marca alemã manteve as características essenciais do modelo, repaginando o visual do painel e inovando com algumas peças, entre elas novo volante.

Sob o capô do novo Audi A4, a montadora alemã introduziu novidades. A maior delas é o novo motor 1.8 TFSI, de 170 cv, o mesmo usado no A5 Sportback. De acordo com a fabricante, o propulsor garante ao A4 consumo médio de 21,4 km/l, enquanto a emissão de poluentes fica em 134 g/km – números que, de acordo com a marca, são um avanço de 19% em relação ao antigo propulsor.

Para quem busca mais potência, pode optar pelo motor 2.0 TFSI, de 211 cv. Há ainda duas opções a diesel (3.0 V6 de 204 ou 245 cv), e para a versão esportiva S4 fica reservado o 3.0 V6, de 328 cv. Quanto às transmissões, as opções são a manual de seis marchas, automatizada de dupla embreagem e sete velocidades e uma do tipo CVT.

Dependendo da versão, o novo A4 tem tração dianteira ou integral. Entre as inovações mecânicas estão a direção eletro-mecânica para toda a gama, sistema “start/stop” e freios regenerativos, que tornam o carro 11% mais econômico que o anterior, de acordo com a Audi. Os números de desempenho ainda não foram revelados, mas a Audi afirma que o S4, por exemplo, chega aos 100 km/h em 5 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 250 km/h.

Voltar ao topo