As motocicletas e os seus múltiplos segmentos

Motocicleta é sinônimo de rebeldia, liberdade ou simplesmente um meio de transporte barato e prático. Essas características guiam as motocicletas desde que surgiram, há mais de 100 anos.

Inventada pelo francês Pierre Michaux, na década de 1860, a motocicleta é, essencialmente, um veículo de duas rodas movido por um motor. Embora a definição seja relativamente simples, desse conceito surgiram diversos tipos de motos durante os anos, completamente diferentes entre si e com propostas também bastante distintas.

A segmentação do mundo das motocicletas teve origem, em muitos momentos, nas competições. Como acontece com os carros, para participar de um campeonato oficial, as fabricantes precisam criar modelos que possam ser homologados para as ruas.

Nesse contexto, por exemplo, surgiram as motos esportivas na década de 50. Os segmentos de motos são os seguintes: City/Street:  São motos de uso urbano. Apresentam desenho simples e são práticas para o cotidiano das cidades.

Algumas são voltadas para o trabalho. As Custom têm estilo estradeiro, com os garfos dianteiros longos e manoplas em posição elevada. O banco é baixo, melhorando o conforto ao rodar.

As Trail contam com jeito de moto para trilha, com pneus de uso misto, pára-lamas altos e uma boa altura do solo. São baseadas nas motos de Motocross.

As Max trail/Big trail são semelhantes às “trail”, mas com motores maiores e maior capacidade fora-de-estrada. Contam com propulsores de média cilindrada, acima dos 500 cm³.

Scooter:  sã modelos em que o motorista fica sentado, com os pés apoiados no chão. Também se caracterizam pelo câmbio CVT e pelos motores pequenos, geralmente de 50 cc.

As Esportivas: são motos derivadas de competição, mas com uma aplicação mais focada para o uso nas cidades. Têm uma posição de dirigir mais confortável do que as superesportivas.

Touring:  são motos feitas para viagens longas em estradas asfaltadas. Contam com itens como tanque de combustível maior, malas e alforges laterais. E as Superesportivas:  motos de alto desempenho que têm carenagem e são diretamente derivadas dos modelos de competição. Os motores são grandes, às vezes com mais de 1.000 cc.