Arqueólogo afirma ter achado túmulo do rei Herodes

Um arqueólogo israelense afirmou nesta terça-feira (8) ter encontrado o túmulo do rei Herodes, o lendário construtor da Cidade Antiga de Jerusalém local sagrado das três maiores religiões do mundo – o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Ehud Netzer, da Universidade Hebraica de Jerusalém, afirmou que o túmulo foi encontrado no local conhecido como Herodium, uma colina no deserto da Judéia, onde o rei construiu seu palácio, próximo a Jerusalém. Não havia ossos na urna, afirmou o arqueólogo.

Embora a tumba esteja vazia, arqueólogos da equipe afirmaram que escavarão o sítio, na esperança de encontrar jóias, outros artefatos e até mesmo os restos mortais de uma das personalidades mais terríveis e influentes da Bíblia. Existem sinais de que a tumba foi saqueada anos após a construção.

Nascido em 73 a.C. em Ashkelon, hoje ao sul de Tel-Aviv, Herodes declarou-se judeu apesar de seus pais não o serem, e foi nomeado governador da Judéia aos 25 anos. Mais tarde, no ano 40 a.C, foi declarado "rei dos judeus" pelo Senado romano. Reinou entre 34 e 40 anos, segundo diferentes registros, e teria morrido no ano 4 ou 5 a.C.

Segundo a Bíblia, Herodes entrou em fúria ao encontrar três reis magos que seguiam para Belém, com presentes para o menino Jesus, e que lhe informaram sobre o nascimento de um novo rei em Israel. Herodes então teria ordenado a morte de todos os bebês do sexo masculino, com até dois anos de idade, em Belém.

Voltar ao topo