Argentina, Bolívia e Paraguai assinam acordo de combate à miséria

Argentina, Bolívia e Paraguai assinaram ontem (15) o Acordo de Cooperação Trinacional para o Grande Chaco Americano, em reunião sobre desertificação que ocorre em Buenos Aires. A informação é da agência argentina Telam.

Os chanceleres dos três países (Jorge Taiana, David Choquehuanca Céspedes e Rubén Ramírez Lezcano, respectivamente) ressaltaram a importância política do acordo, que acrescenta um componente jurídico e institucional ao Programade Ação Sub-regional (PAS) para a região do Grande Chaco Americano, emfuncionamento desde 1996.

É o resultado da vontade de trabalhar em conjunto para combater a pobreza no marco da Convenção das Nações Unidas de Combate Desertificação, disse o argentino.

Taiana lembrou que nessa vasta região, compartilhada pelos três países, moram mais de 4 milhões de pessoas e 60% vivem abaixo da linha da pobreza.

O chanceler argentino confirmou que os três países podem levar em conta iniciativas apresentadas por atores da sociedade civil, facilitando dessa maneira a participação direta dos habitantes do Grande Chaco.

A integração da América Latina, disse, é considerada pelo governo de Néstor Kirchner como uma verdadeira esperança e uma necessidade para nosso continente, já que permitirá lutar contra a pobreza e a desigualdade da região sob uma perspectiva de maior coordenação.

O chanceler boliviano destacou que a assinatura do documento permite levar adiante a luta contra a desertificação.

O Brasil participa da reunião na capital Argentina, a 5ª Sessão do Comitê de Revisão da Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate Desertificação. Ontem, apresentou duas colaborações ao debate e hoje oficializa a candidatura do economista Antonio Rocha Magalhães para a presidência da Convenção.

Voltar ao topo