A safra das alcachofras

alcachofraanchova160907.jpg

O mês de setembro é aguardado com enorme ansiedade pelos amantes da boa mesa. A chegada da Primavera com suas flores também marca a abundância de uma quase-flor ou uma flor imatura, pertencente à mesma família das margaridas e dos girassóis. A alcachofra (Cynara scolymus) é uma planta nativa descoberta na Etiópia, plantada em solo europeu pelos árabes e trazida ao Brasil por italianos no início do século. Por aqui, pode ser encontrada em quatro espécies: Violeta de Proença, Roxa de São Roque, Verde Lion e Verde Grande da Bretanha.

A grande maioria dos apreciadores não faz muita cerimônia para saborear tal iguaria. Basta cozinhar em água com sal e um pouco de suco de limão e comer, uma a uma, as bases das pétalas, acompanhadas de um leve molho vinagrete. A polpa arredondada do fundo é deixada para o grand-finale de um ritual que atiça o paladar em prazer.

Em vários países costumam os chefs organizar festivais de alcachofra na Primavera. Em Curitiba sempre foi assunto para o incrível Fúlvio Furin, que passou por vários restaurantes da cidade e que organizou o último festival no Bocca D?Oro, já extinto. Inigualável, com um cardápio composto por alcachofras desde a entrada até a sobremesa. Como Furin desapareceu, ficou no paladar aquele sabor especial, residual. Em São Paulo, o festival costuma acontecer na Casa Europa, um simpático bistrô que apresenta as tantas variações criadas pela chef Maria Montanarini e que fecham a refeição com uma incrível sobremesa que leva três dias para ser executada: Alcachofras em calda. Doce mesmo, para ser consumida com chantili ou calda de chocolate.

E como a criatividade entre chefs e cozinheiros não tem limites, Eva dos Santos, do Restaurante Bar do Victor aproveita a idéia de uma consagrada sobremesa francesa para oferecer o Crème brulée de alcachofras, que pode ser uma entrada para uma refeição em alto estilo e que já foi apresentada aos clientes no happy hour que o ?Oyster Bar? da casa oferece nos começos de noite das quintas-feiras. Eva também tem uma atraente sugestão para prato principal: Alcachofras recheadas com camarões. As alcachofras são preparadas cuidadosamente e ganham um recheio com seus corações aos pedaços, camarões e molho branco. Na cobertura, para gratinar, uma farofa com o marcante sabor do queijo reblochon. Esse prato deve entrar no cardápio ainda nessa semana.

A proposta de Júnior Durski, chef e proprietário do Restaurante Durski, um dos mais bem conceituados de Curitiba na cozinha internacional, também segue a mesma linha, mas varia no conteúdo do recheio. Na receita de sua Alcachofra recheada com anchovas e San Daniele, Durski mostra uma interessante combinação entre as anchovas e o presunto italiano San Daniele para a farofa que faz o recheio. Aí é só gratinar e servir.

Dois recheios distintos, embora próximos, é a idéia do chef Gildo Alves de Paulo, do Hotel Deville Curitiba. Na elaboração dos Fundos de alcachofra com dois recheios as alcachofras são cortadas bem rasas, deixando praticamente o apenas os fundos, que são recheados por duas combinações de peixes com alho-poró ? uma delas com o tom amarelo do açafrão e outra com o verde do espinafre. O prato já atrai atenção a partir do visual e justifica toda a expectativa em sua degustação.

Emerson de Oliveira, chef do Restaurante Scavollo, parte para outro lado e combina alcachofra com alho-poró para o recheio de massa, no Raviolone di carciofo e aglio porro com molho funghi, que são grandes raviólis recheados com a boa mistura e servidos com molho de cogumelos.

Também na linha italiana, o chef Francisco Minoli, que acaba de abrir o Vero Bistrô Mediterrâneo, propõe uma interessante combinação do fundo da alcachofra com morangos, resultando em um Risoto de alcachofras e morangos ao chantilly de ervas frescas, que é finalizado com um intrigante chantili em pesto de tomilho, manjericão, orégano e salsinha, com raspas de limão siciliano.

Agora é só escolher, aproveitar a safra e se deliciar.

Bom apetite!

Crème brulée de alcachofras

cremembrule160907.jpgIngredientes:

12 alcachofras

1 cebola picada

100 g de manteiga

2 limões siciliano

1 dente de alho picado

1 litro de creme de leite

12 gemas peneiradas

Sal, pimenta

Açúcar mascavo para queimar

Preparo:

Cozinhe as alcachofras em água por 30 minutos após fervura. Limpe-as para que fique só o coração e corte-as em cubos.

Pique a cebola e o alho. Em uma panela coloque a manteiga, refogue o alho, a cebola, junte as alcachofras picadas, tempere com sal e pimenta, complete com creme de leite e deixe levantar fervura. Rale de leve as cascas do limão sem atingir a parte branca. Sinta o sabor.

Bata tudo no liquidificador ou processador, passe por uma peneira, junte as gemas (o creme não deve estar muito quente para não cozer as gemas) e misture bem.

Asse em banho-maria por 40 min a 100ºC. Retire do forno e deixe esfriar. Para servir, polvilhe açúcar e queime com um maçarico para fazer a crosta dura. Sirva como entrada.

Rendimento: 6 unidades.

Restaurante Bar do Victor
Rua Lívio Moreira, 284 – São Lourenço.
Fone: (41) 3353-1920.

Alcachofras recheadas com camarões

Por Eva dos Santos, chef do Restaurante Bar do Victor

alcachofrasrecheadas160907.jpgIngredientes:

6 alcachofras

300 g de camarão pequeno picado

200 ml de molho branco

½ cebola pequena roxa

1 ramo de tomilho

50 ml de azeite

Ciboulette, sal, pimenta a gosto

Modo de fazer:

Cozinhe as 6 alcachofras em água com um pouco de sal por 30 minutos após fervura. Limpe quatro delas, para que fique só o coração e corte em cubos.

Corte as outras duas no sentido do comprimento e retire um pouco das folhas e os espinhos, para rechear.

Em uma frigideira, coloque azeite e murche a cebola. Em seguida junte a alcachofra picada, as folhas do tomilho e complete com o molho branco, ciboulette, sal, pimenta e deixe ferver.

Recheie as metades das alcachofras.

Farofa para gratinar

6 fatias de pão sem casca

50 g de parmesão ralado

50 g de queijo reblochon

1 dente de alho

50 ml de azeite de oliva

Sal, pimenta a gosto

Preparo da farofa:

Corte as fatias de pão em cubos bem pequenos, o reblochon em cubos pequenos, o alho bem picado, moído. Junte tudo, faça uma farofa, cubra as alcachofras e leve para gratinar no forno por 5 minutos a 250º.

Rendimento: 2 porções.

Restaurante Bar do Victor
Rua Lívio Moreira, 284 – São Lourenço.
Fone: (41) 3353-1920.

Alcachofra recheada com anchovas e San Daniele

Por Junior Durski, chef do Restaurante Durski

alcachofraanchova160907.jpgIngredientes:

6 alcachofras selecionadas

100 ml de azeite de oliva

1 xícara de farinha de rosca.

2 colheres (sopa) de hortelã bem picada

2 colheres (sopa) de salsinha bem picada

3 colheres (sopa) de queijo parmesão, de boa qualidade, ralado na hora.

2 colheres (sopa) de azeitonas verdes, picadas

200 g de presunto italiano San Daniele (ou Parma) picado

2 dentes de alho bem picados

2 filés de anchovas picados (opcional)

4 limões

sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo das alcachofras:

Corte o talo bem rente à base e retire a primeira fileira de folhas pequenas. Corte, de uma só vez, as pontas das folhas a mais ou menos 2 dedos em direção à base.

Separe as folhas, expondo as do miolo da alcachofra e com uma colher de sobremesa vá removendo inteiramente este conjunto de folhas e o chumaço de espinhos internos sem danificar a sua base. Este espaço criado será preenchido com o recheio.

Deixe as alcachofras despolpadas imersas em água fria com o suco de 2 limões para não pretejarem enquanto se prepara o recheio.

Preparo do recheio:

Leve uma panela média ao fogo brando com 50 ml de azeite. Acrescente o presunto e o alho picado até dourar. Adicione a salsinha, a hortelã, as azeitonas e os filés de anchovas, todos picados. Junte a farinha de rosca, formando uma farofa. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo final:

Lave e escorra as alcachofras despolpadas.

A seguir coloque-as em uma panela grande (ou duas panelas menores), com os fundos para baixo e as folhas para cima. Esprema o suco de 2 limões por cima delas. Adicione água quente, já salgada com uma colher de sopa de sal, até cobrir a metade delas.

Leve ao fogo alto, com a panela tampada, até ferver. Depois passe a fogo brando, até que fiquem macias e as folhas se soltem se puxadas levemente. Retire da panela, passe por água fria para interromper o cozimento.

Recheie o miolo com a farofa, salpique o queijo parmesão por cima do recheio e derrame o restante do azeite de oliva (50ml) entre as folhas. Cuidadosamente volte-as para a panela, que agora deve ter somente dois dedos de água e não cubra as alcachofras por mais de 1/3. Tampe a panela e mantenha-as por 15 minutos. Sirva bem quente.

Rendimento: 6 porções como entrada, 3 como prato principal.

Restaurante Durski
Rua Jaime Reis, 254 – São Francisco, Largo da Ordem
Fone: (41) 3225 – 7893

Fundos de alcachofra com dois recheios

Por Gildo Alves de Paulo, chef do Hotel Deville Curitiba

fundosdealcachofra160907.jpgIngredientes:

2 alcachofras

80 g de salmão em cubos temperados com sal e pimenta

80 g de côngrio em cubos temperados com sal e pimenta

150 g de nata

150 g de molho bechamel

20 g de açafrão

200 g de folhas de espinafre

40 g de alho-poró

100 ml de azeite de oliva extra virgem

Vinho branco seco a gosto

Sal e ajinomoto

Modo de preparo

Limpe a alcachofra e tire os espinhos. Deixe na água alguns minutos. Tempere com sal e ajinomoto. Despeje água por cima, mais ou menos até cobrir a cabeça da alcachofra, e cozinhe até ficar macia. Corte lateralmente, deixando apenas a base das folhas para segurar o recheio.

Recheio 1

Refogue metade do alho-poró com o azeite de oliva. Acrescente o salmão e, quando estiver dourado, coloque um pouco de vinho e açafrão. Quando reduzir o vinho, acrescente o molho bechamel e logo depois a nata. Verifique o tempero e recheie uma das alcachofras.

Recheio 2

Refogue o alho-poró restante com azeite de oliva. Acrescente o côngrio e, quando estiver dourado, coloque metade do espinafre em pedaços, com um pouco de vinho. Após reduzir o vinho, acrescente o molho bechamel batido com o restante do espinafre. Logo depois, inclua a nata. Verifique o tempero e recheie a outra alcachofra.

Para finalizar, polvilhe parmesão nas duas alcachofras e gratine. Decore com a base dos dois preparados, sem os peixes.

Rendimento: 1 porção.

Hotel Deville Curitiba
Rua Comendador Araújo, 99 – Centro
Fone: (41) 3883-4777

Raviolone di carciofo e aglio porro com molho funghi

Por Emerson de Oliveira, chef do Restaurante Scavollo.

raviolone160907.jpgIngredientes para a massa:

5 ovos

900 g farinha de trigo

Água morna com sal o suficiente para dar o ponto

Modo de preparo:

Misture bem o trigo, os ovos, o sal, a água e passe no cilindro até ficar uma massa homogênea e fina.

Ingredientes para o Recheio:

6 corações de alcachofra picados

1 cebola picada

1 talo de alho-poró picado

200g de mussarela ralada

170 g de catupiry

50ml azeite

1 colher de sopa de manteiga

Sal

Pimenta

Modo de Preparo:

Em uma panela com azeite e manteiga quente, refogue a cebola e o alho-poró até dourar. Junte a alcachofra e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto, tire do fogo e deixe esfriar. Misture bem com a mussarela e o catupiry até formar uma pasta.
Abra a massa e separe em duas partes.

Disponha a quantidade do recheio para um ravióli com um espaço suficiente entre eles, em seguida cubra com outra parte de massa. Com um aparelho próprio, corte e forme os raviólis individuais, apertando bem as bordas e tirando o ar interno.

Cozinhe em água fervendo com sal e quando estiver al dente escorra e junte ao molho.
Misture bem e sirva em seguida.

Ingredientes para o Molho Funghi:

180 g de cogumelo

80 g de funghi seco

50 g champignon

2 dentes de alho picado

1 ramo de tomilho

200 g de demi-glace

80 g creme de leite

50ml de conhaque

Modo de Preparo:

Em uma frigideira refogue o alho até dourar. Junte o champignon, o cogumelo e o funghi, tempere com sal e pimenta e flambe com conhaque. Acrescente o tomilho o demi-glace e o creme. Em seguida deixe ferver até ganhar corpo.

Rendimento: 2 porções.

Restaurante Scavollo
Rua Emiliano Perneta, 924 ? Batel
Fone: (41) 3225-2244
Site: www.scavollo.com.br

Risoto de alcachofras e morangos ao chantilly de ervas frescas

Por Francisco Minoli, chef do Vero Bistro Mediterrâneo

risoto160907.jpgIngredientes:

10 g de cebola picada em cubos de 2mm de lado (ou o menor possível)

½ dente de alho, amassado na ponta da faca

25ml de azeite de oliva

50 g de arroz arbóreo

100 ml de vinho branco (Chardonnay, se possível)

1 litro de caldo de frango ?quente?

100 g de fundo de alcachofra pré-cozido, cortado em pedaços uniformes

3 morangos médios, bem maduros, porém ainda firmes, cortados em quartos

50 g de raspas de queijo Parmesão

Sal, Pimenta-do-reino moída na hora

Modo de fazer:

Coloque a cebola numa panela aquecida e distribua bem sobre a superfície, para secar a água da cebola, de maneira uniforme. Adicione o alho, igualmente.

Controle a temperatura para não queimar, adicione o azeite de oliva e misture bem.

Coloque o arroz na panela e mexa com uma colher, cobrindo toda a superfície do arroz com o azeite quente, até que ele se torne branco.

Regue aos poucos o vinho, de maneira que não acumule líquido.

Inicie então o processo de cozimento do arroz, colocando o caldo aos poucos, suficiente para soltar os grãos e mexê-los livremente.

Siga adicionando o caldo, à medida que o arroz toma corpo. A partir de 10 minutos de cocção (depende do arroz utilizado), adicione os pedaços de alcachofra e continue mexendo.

Quando o arroz estiver ?al dente?, quase no ponto desejado, adicione o Chantilly, em seguida os morangos e retire do fogo.

Sirva com as raspas de parmesão, azeite de oliva e ervas frescas para finalizar.

Chantilly

250 g de creme de leite fresco

6 colheres de um pesto concentrado de ervas frescas (tomilho, limão, orégano, manjericão, salsinha), raspas da casca de limão siciliano e azeite de oliva

Sal

Bata o creme usando um batedor de claras, ou um hand mixer. À medida que se torna mais espesso, adicione o ?pesto concentrado? com muito pouco azeite e as raspas de limão, que podem ser previamente incorporadas ao pesto. Tempere com sal.

Rendimento: 4 porções.

Vero Bistro Mediterrâneo
Alameda Princesa Isabel, 1664 ? Bigorrilho
Fone: (41) 3076-0001

Voltar ao topo