Vida de Bezerra de Menezes contada em filme

Transmitir uma mensagem de paz, amor, generosidade e solidariedade ao próximo através da trajetória real de vida do “médico dos pobres”, Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, considerado referência da doutrina espírita no Brasil e um dos maiores abolicionistas brasileiros.

Esta é a intenção dos cineastas Glauber Filho e Joe Pimentel, que no próximo dia 29 lançam, em quarenta cidades brasileiras, o longa-metragem Bezerra de Menezes – O diário de um espírito, com 77 minutos de duração.

“O filme é uma biografia de Bezerra, narrada pelo próprio personagem. Quase um monólogo”, explica Glauber. “Para realizá-lo, reunimos diversos materiais sobre a vida do médico, nascido há 177 anos (em 29 de agosto de 1831, no Ceará). Ele foi um homem que mostrou que o bem vale a pena.”

Também considerado o “Allan Kardec brasileiro”, Bezerra, além de médico, foi jornalista, político e escritor. A obra cinematográfica mostra todas estas facetas do personagem, que é interpretado pelo ator Carlos Vereza. Entretanto, procura apresentar ao público principalmente o homem considerado símbolo de amor ao próximo, bondade e caridade.

“Hoje, o que impera é o materialismo. O mundo está um pouco carente de grandes referências e de homens de bem, de cultura e de paz. Com o filme, queremos suprir um pouco esta carência”, comenta Glauber.

Segundo os produtores do filme, Fernando Lobo e Luiz Eduardo Girão, o longa é de época, mas bastante atual. “Inspirada em fatos reais, a obra busca resgatar valores”, dizem.

Entre as cenas mais emocionantes do filme, está uma em que Bezerra dá seu anel de formatura para que uma mãe carente possa comprar remédios para sua criança. O momento é considerado pelos realizadores do filme o demonstrativo da bondade do médico, que nunca negava socorro a quem dele necessitasse.

“Outra cena marcante é quando Bezerra deixa o próprio filho doente para atender o filho de outra mãe desesperada. Sua dedicação era tão grande que ele chegou a perder todos os seus bens materiais para ajudar aos próximos”, conta Lobo.

A produção de Bezerra de Menezes – realizado pela Associação Estação da Luz – foi estimada em cerca de R$ 2 milhão e envolveu o trabalho de 150 pessoas. Distribuída pela Fox Filmes do Brasil, a obra deve ser assistida por cerca de um milhão de pessoas e traz no elenco, além de Vereza, outros atores de renome nacional, como Lúcio Mauro, Caio Blat, Paulo Goulart Filho e Ana Rosa. As locações do filme ocorreram no Ceará, nos municípios de Fortaleza, Guaramiranga, Pacoti, Aratuba, Icó e Maranguape; e em Pernambuco, na cidade de Recife.