Teatro Guaíra encerra temporada com o projeto Teatro para o Povo

A temporada de 2006 do Centro Cultural Teatro Guaíra encerra neste domingo, dia 17 às 11h com o projeto Teatro para o Povo. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos a partir das 10 horas nas portarias dos respectivos auditórios.

No Guairão a Orquestra Sinfônica do Paraná, Balé Teatro Guaíra e alunos Escola de Dança Teatro Guaíra farão a última apresentação do Bailado O Quebra Nozes. No Guairinha a peça infantil de teatro de Bonecos: Música Maestro, da Cia. Manoel Kobachuk/Teatro Dr. Botica. No Miniauditório Poesia em Cena, com o Porão Loguax e no Teatro José Maria Santos, o show musical, Mujeres Latinas com o  duo feminino, Andréa Bernardini e Viviana Mena.

O clássico de natal O Quebra Nozes  terá sua última apresentação  neste domingo depois do grande sucesso da temporada iniciada no dia 9 deste mês. Este é o terceiro ano consecutivo que a peça é apresentada e todos os dias o auditório esteve lotado. Para esta apresentação os ingressos não  estão esgotados. A sua distribuição será feita  somente no dia do espetáculo a partir das 10 horas. São 2.100 lugares na platéia, primeiro e segundo balcão.

O bailado é uma das obras mais bonitas dos contos infantis e há mais de um século encanta crianças e adultos de todas as idades no mundo todo. Inspirado no conto de Hoffmann, ?O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos?, tem música de Tchaikovsky e coreografia original de Marius Petipa e Lev Ivanov, com versão de Carla Reineck, diretora do Balé Teatro Guaíra.

No enredo a história de Clara e seu boneco quebra-nozes, presente de Natal de seu padrinho o mágico Drosselmeyer. A menina se encanta com o novo brinquedo  e passa a viver num mundo cheio de magia, onde os brinquedos tem vida própria.  Seu boneco quebra-nozes transforma-se em príncipe e a convida para um passeio pelo Reino das Neves e pelo Reino dos Doces.

A peça infantil, Música Maestro que será apresentada no Guairinha mostra a magia do teatro de bonecos mesclando marionetes de fios, atores, bonecos de luva.

A peça mostra as expressões musicais da cultura nacional como: danças tradicionais gaúchas, fandango litorâneo paranaense, capoeira, moda de viola, cantos de trabalho, samba, cirandas, jazz nacional, incluindo indumentária pesquisada e instrumental típico, reproduzidos com o máximo rigor. E como exemplo da cultura musical internacional: o jazz tradicional e o concerto de violoncelo, entre outros.

No Miniauditório o espetáculo é para adultos. O tema é a poesia com o espetáculo: Poesia em Cena, do Porão Loquax.

O Porão Loquax é um evento de leituras públicas, idealizado pelo poeta Mario Domingues e pela produtora Ieda Godoy. O evento, que acontece todas as terças-feiras no porão do Wonka Bar desde outubro de 2005, trouxe a público o trabalho de poetas curitibanos contemporâneos, prosadores, tradutores, atores e diretores teatrais e performers, de Curitiba e outras cidades. 

Participarão deste Porão Loquax: Mario Domingues: poeta, autor de Paisagem Transitória (Ed. Ciência do Acidente, 2001 – SP). Vencedor do 1º Concurso Nacional de Clipoemas (FCC, 2001), Domingues atualmente se dedica a oficinas de criação poética.Marcelo Sandmann: poeta, compositor, professor e autor dos livros Lírico Renitente (Ed. Sette Letras, 2000 – RJ) e Criptografo Amador (Ed. Medusa, 2006) e do CD Cantos da Palavra; Amarildo Anzolin: poeta e radialista, publicou Eu também (Ed. Medusa – 2003), Única coisa (2000), entre outros. Criou o programa de poesia  Verbivoco, na Rádio Educativa do Paraná,  e  Pedra Lascada,  na FM Lumen 99,5;  Ricardo Corona: poeta, autor dos livros de poesia Cinemaginário (1999) e Corpo sutil (2005) – lançados pela Iluminuras, entre outros,. Traduziu, com Joca Wolff, o livro Momento de Simetria, de Arturo Carrera (Medusa, 2005). Em 2001, lançou o CD de poesia Ladrão de fogo (Medusa) e Luís Felipe Leprevost: Poeta e dramaturgo radicado no Rio de Janeiro, onde estuda teatro. É autor de Ode Mundana (Ed. Medusa, 2006) e Cecília roendo as unhas (Kafka Edições, 2005) e da peça Monólogos dos analgésicos que não fazem mais efeito.

No Teatro José Maria Santos um show musical: Mujeres Latinas com o  duo feminino, Andréa Bernardini e Viviana Mena. O repertório está composto de ritmos variados da música popular brasileira e sul americana. Juntando nesta seleção canções interpretadas pelas grandes vozes femininas da América do Sul: Mercedes Sosa (Argentina), Violeta Parra (Chile), Chabuca Granda (Peru), Clementina de Jesus, Clara Nunes e Elis Regina (Brasil) entre outras.

Os arranjos são próprios e foram feitos para duas vozes, violão e percussão, resultando numa sonoridade suave, expressiva, poética e única para cada interpretação.

Serviço: Projeto Teatro para o Povo, domingo, dia 17 às 11 horas. Entrada franca. (Os ingressos serão distribuídos a partir das 10 horas de domingo, nas portarias dos auditórios). Auditórios: Bento Munhoz da Rocha Netto  (Guairão) ? O Quebra-Nozes; Salvador de Ferrante (Guairinha) – Música Maestro; Glauco Flores e Sá Brito (Miniauditório) – Poesia em Cena; Teatro José Maria Santos – Mujeres Latinas.

Voltar ao topo