SBT promete ampla cobertura jornalística do Carnaval deste ano

Pela primeira vez, a transmissão do Carnaval pela televisão parece estar mais democrática. Para embalar a folia que se aproxima com a festa mais profana do País, a maioria das emissoras preparou estratégias para atrair a atenção do público. A Globo, como de costume, fará a transmissão do desfile das escolas de samba do Carnaval carioca, mas com poucas inovações. A Band continua se aperfeiçoando na transmissão da folia baiana, com a transmissão ao vivo do Carnaval de Salvador, que já virou especialidade da emissora. Mas este ano, o SBT prepara um programa de duas horas comandado por Adriane Galisteu diretamente do badalado camarote da Brahma, no Rio. Já a Record poduziu um programa inspirado no Carnaval e no futebol, também transmitido do camarote da Brahma.

O SBT e a Record parecem pretender disputar a tapas os confetes deste Carnaval. As emissoras, que todos os anos não alteram sua programação nessa época de folia, este ano tiveram ?coincidentemente? a mesma idéia. Além da tradicional cobertura jornalística do que acontece nos quatro cantos do país no Carnaval, o SBT e a Record vão exibir um programa de duas horas diretamente do camarote da Brahma, na Marquês de Sapucaí, no Rio. Pelo SBT, a produção será comandada por Adriane Galisteu, que terá um programa ao vivo a partir da meia-noite de domingo e segunda, dias dos desfiles das escolas do grupo especial no Rio. Além disso, a emissora vai contar com boletins de hora em hora até a quarta-feira de cinzas, transmitidos diretamente de Salvador, São Paulo e Rio. ?Este é o meu primeiro Carnaval na emissora e acho importante estar presente com uma boa cobertura jornalística nas três capitais. Vamos marcar presença?, avisa Luiz Gonzaga Mineiro, diretor nacional de jornalismo do SBT.

Já a Record resolveu apostar na dobradinha preferida dos brasileiros: Carnaval x futebol. Tanto que o apresentador Milton Neves, que comanda o programa Terceiro Tempo na emissora, vai apresentar a produção ao vivo, diretamente do camarote da Brahma nas madrugadas de domingo e segunda. O objetivo é entrevistar jogadores de futebol, artistas e celebridades ligadas ao esporte. Afinal, o camarote será decorado com o tema do hexacampeonato, em homenagem à Copa do Mundo. ?A Brahma patrocina meu programa há três anos. Por isso vou estar lá, nem sabia da Adriane. Meu objetivo é falar de gente bonita e futebol no Carnaval?, desconversa Milton.

Bahia

Enquanto uns desfilam pela avenida no Rio e em São Paulo, em Salvador a folia acontece em ritmo de muito axé nos trios elétricos. E na exibição de toda a empolgação da Bahia de todos os Santos, a Band está se tornando uma especialista neste 16.º ano de transmissão do Carnaval baiano. A emissora vai mobilizar 300 profissionais para mostrar a maior festa de rua do mundo, com transmissão ao vivo de 40 horas. Nessa maratona de serpentinas vai haver um rodízio de apresentadores num estúdio de vidro de 100 metros quadrado, montado no circuito Barra Ondina, a 10 metros do chão. Durante o dia, a apresentadora Claudete Troiano comenta a festa que será comandada por Otávio Mesquita todas as noites. ?Sempre sonhei em apresentar o Carnaval de Salvador. Vou brincar muito com o público dos trios e quero escolher o casal que se beija mais bonito na avenida?, adianta Otávio.

Já as emissoras que não têm os direitos de transmissão da exibição do Carnaval do Rio, São Paulo e Salvador, prometem comer pelas beiradas ao mostrar os bastidores do Carnaval para conquistar o público. A RedeTV!, por exemplo, vai exibir um programa apresentado por Nelson Rubens e Adriana Lessa nas noites de sexta a segunda, mostrando links ao vivo dos bastidores do Carnaval do Rio, São Paulo e Salvador através de uma grande equipe da emissora, com Fernando Vanucci, Amaury Júnior e Monique Evans, entre outros. ?Dobramos a equipe este ano porque queremos mais perfeição na transmissão. Vamos fazer tudo ao vivo, sem roteiro prévio?, explica Márika Pisanelli, diretora geral da transmissão do Carnaval da Rede TV!. 

Voltar ao topo