Salvador Gnoato na hora da prosa

O arquiteto Salvador Gnoato, doutor em Arquitetura pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Católica do Paraná, é o convidado para a 14.ª edição da Hora da Prosa. programa desenvolvido pela diretoria de Hora da Prosa. Ele apresentará reflexões sobre a arquitetura moderna em Curitiba. O encontro acontece hoje, às 18h, na Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30).

?A reflexão sobre esse tema é oportuna, pois a arquitetura contemporânea ainda se utiliza do vocabulário dos modernos?, diz o arquiteto Salvador Gnoato. A arquitetura moderna compreende as edificações executadas de 1930 a 1970, período que corresponde ao início do processo de industrialização do País.

Gnoato apresenta um pouco dessa história, comentando sobre as edificações mais significativas dessa época, como a Casa Frederico Kirchgässner, de 1930, consagrada como a primeira obra moderna de Curitiba. Segundo o arquiteto, nos anos 50s, o Estado do Paraná adotou a arquitetura como símbolo de modernidade. É um período fértil, em que aparecem o Centro Cívico, o Teatro Guaíra e a Biblioteca Pública do Paraná.

Serviço

Hora da Prosa reflexões acerca da arquitetura moderna em Curitiba, com Salvador Gnoato. Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30), hoje às 18h. Entrada franca.

Voltar ao topo