Rubem Alves grava crônicas em áudio

d43.jpgNinguém fica indiferente a um texto de Rubem Alves. Com seu jeito direto, provocador e ao mesmo tempo simples sem ser simplista de um contador de histórias, o educador parece ter o poder de instigar as pessoas, causando transformações nos comportamentos mais passivos. Um estilo que o tornou um dos autores mais lidos no Brasil.

Mas nem esse status acomodou a personalidade inquieta e ousada de Rubem Alves, que encontrou uma forma inovadora de ampliar o alcance de sua obra. O escritor explora agora outras mídias ao lançar, pela Editora Nossa Cultura, a coleção Pensamento vivo de Rubem Alves em audiolivro. A série reúne algumas das melhores crônicas do autor, gravadas por ele mesmo, que pôde dar voz às suas idéias que antes estavam apenas no papel.

Com uma edição inicial de 4 volumes, a coleção reúne temas que abordam experiências de vida, relacionamentos humanos e, sobretudo, educação. Os textos foram transportados do papel para o CD através de um minucioso trabalho de edição de áudio, com trilhas e efeitos sonoros que deram ainda mais vida às imagens e sensações sempre presentes na obra de Rubem Alves. O prefácio da coleção é da atriz Leticia Sabatella, admiradora confessa da obra de Rubem Alves.

O resultado é uma literatura de qualidade num formato inovador e que pretende popularizar e ampliar o acesso aos livros. A coleção não substitui o prazer único do ato de ler e sim é um incentivo à leitura, sobretudo a quem não tem tempo, ou tem limitações nesse sentido. No carro, durante o trabalho, caminhando no parque ou arrumando a casa, as pessoas poderão desfrutar de grandes textos com a voz instigante e a interpretação única do autor. Da mesma forma, idosos e portadores de deficiências com dificuldades de leitura também terão esse mesmo privilégio.

Numa época em que o gênero auto-ajuda tem espaço cativo entre as publicações mais vendidas, Rubem Alves ganhou projeção no mercado editorial ao negar exatamente essa cartilha da ?receita de bolo? da felicidade, das respostas prontas, do conhecimento em caixinhas. Na coleção Pensamento vivo de Rubem Alves em audiolivro, o autor lê crônicas que nunca terminam com conclusões, mas com aberturas. Textos para serem ouvidos não de forma passiva e sim, para fazer pensar, provocar e transformar atitudes.

Um autor carismático

Rubem Alves costuma dizer que a cabeça não pensa aquilo que o coração não sente. Dessa forma, nada poderia ser mais instigante para ele, tido como um provocador, do que ser provocado. Pois foi justamente de um desafio que surgiu a idéia da coleção Pensamento vivo de Rubem Alves em audiolivro. Tudo começou com um e-mail enviado por uma professora que se dizia admiradora de sua obra. No entanto, ela lamentava não ter pleno acesso aos livros dele, pois era cega. A professora sugeria então, que o escritor disponibilizasse seus textos em um CD.

Educador, poeta, filósofo, psicanalista, cronista do cotidiano, ensaísta, teólogo e acadêmico. Alguém com tamanha formação intelectual poderia se tornar um autor hermético e elitista. Mas Rubem Alves conquistou leitores de todas as idades e dos mais diferentes níveis sociais e culturais justamente por ser simples e profundo, sensível e crítico. Seus mais de 70 livros incluem histórias infantis, crônicas e poesias, mas é na educação que se concentra a maior parte de sua obra. Contestador ferrenho do atual modelo educacional, ele prega um ensino que abandone o formato conteudista, fechado em grades curriculares, e coloque os alunos para pensar.

Mesmo tendo uma extensa obra e atuando como articulista nos principais jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo, Rubem Alves sentiu-se entusiasmado pelo desafio de levar sua obra a ainda mais pessoas. O formato em audiolivro foi a solução ideal para registrar crônicas recheadas de afeto, escritas como quem conversa de perto com o leitor.

Formato inovador

Os audiolivros, também conhecidos como livros falados, são uma nova forma de leitura, introduzida no mercado mundial somente há alguns anos. O gosto por este modelo diferenciado começou nos Estados Unidos nos anos 80 e na Alemanha, na década de 90. No mercado brasileiro, os livros falados não passam de 140 títulos, segundo os registros da Biblioteca Nacional, órgão brasileiro responsável pela catalogação de livros no País. Em contraste, no mercado norte americano há cerca de 18 mil títulos disponíveis e nas bibliotecas de muitos países da Europa, os audiolivros também têm lugar de destaque.

Ele é muito mais do que um livro falado. É um formato versátil que proporciona uma infinidade de possibilidades diferentes de leitura. Por meio de um audiolivro é possível penetrar no universo mágico da literatura em situações nunca imaginadas antes. Ao escutar lindas histórias o ouvinte pode estar fazendo outras atividades simultaneamente como dirigir, cozinhar, caminhar e conversar. Por este motivo, é um formato que se adapta ao cotidiano das pessoas do mundo atual, que têm cada vez menos tempo livre. Além disso, o audiolivro pode ser uma ótima ferramenta de interação e reflexão entre colegas de trabalho, professores, educadores e alunos.

Serviço:

Coleção Pensamento Vivo de Rubem Alves em audiolivro. Lançamento da Editora Nossa Cultura. Preço de capa: R$ 21,00. Contatos: Telefone (41) 3244-0242 www.nossacultura.com.br 

Voltar ao topo