Revista inglesa pede desculpas ao cantor Morrissey

Sempre envolvido em declarações polêmicas, o cantor inglês Morrissey recebeu um inesperado pedido de desculpas da revista musical New Musical Express (NME). O motivo foi um artigo intitulado “Big mouth strikes again”, literalmente, “o desbocado ataca novamente”, referência a uma música de sua ex-banda, o The Smiths.

A matéria veiculada na NME apontava o cantor como racista. De acordo com Morrissey, o periódico havia editado, deliberadamente, declarações suas para parecessem ofensivas a estrangeiros, por exemplo. Na época, o editor da publicação afirmou que o músico, ao saber de sua presença em um hotel, teria exigido sua expulsão. Morrissey desmente a história.

Passado conturbado

Em 1992, as músicas do álbum “Your Arsenal” foram apontadas pela NME como portadoras de conteúdo xenofóbico. As acusações se baseavam, principalmente, em canções como “National Front Disco” e “Glamorous Glue”. Durante um festival para promoção do disco, o cantor se enrolou na bandeira inglesa, esse gesto foi visto com maus olhos pela impressa.

Em entrevista ao jornal inglês The Guardian em 2010, o cantor afirmou que os chineses são uma “subespécie”. A declaração ocorreu devido à forma como a cultura chinesa trata cachorros e gatos. Graças ao que disse, Morrissey foi repreendido por organizações de direitos humanos.