Quarteto em Cy e Brasileirão abrem Oficina de MPB

O Quarteto em Cy, um dos símbolos da MPB, abre a Oficina de Música Popular Brasileira de Curitiba ao lado do Vocal Brasileirão, grupo artístico da Prefeitura Municipal administrado pela Fundação Cultural de Curitiba. O show, que acontece hoje (21), às 20h, no Teatro Guaíra, apresenta no repertório as músicas do mais recente CD do quarteto, intitulado Samba em Cy.

A fase de MPB da 25.ª Oficina de Música de Curitiba vai até o dia 31 de janeiro e conta com a participação de aproximadamente 600 estudantes do Brasil e de países como a Argentina, Paraguai e Uruguai. Nesta etapa serão realizados cursos de bandolim, cavaquinho, viola caipira, clarinete, trombone, trompete, bateria, pandeiro, percussão de samba, técnica vocal, harmonia e composição, prática de conjuntos de choro e samba, música de raiz, entre outras oficinas que contemplam os ritmos brasileiros.

Paralelamente à Oficina de MPB também será realizada na próxima semana (de 22 a 26 de janeiro) a Oficina de Blues, com workshops de guitarra, harmônica, baixo e bateria, além de uma palestra sobre os ?100 anos de blues? e um debate sobre os ?30 anos de blues no Brasil?. Mais de 30 concertos estão programados para essa nova etapa da Oficina de Música.

Show

Os dois conjuntos vocais já estiveram juntos num espetáculo realizado em novembro do ano passado no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Neste novo espetáculo, as obras de Chico Buarque, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Ivone Lara, Jorge Aragão, Nei Lopes, Paulo da Portela, entre outros compositores que integram o CD Samba em Cy, foram adaptadas a partir de arranjos originais de Cynara Faria, integrante do quarteto, especialmente para esse encontro. No programa também estão novos arranjos escritos para o Brasileirão e outros sucessos do Quarteto em Cy.

Serviço:

25.ª Oficina de Música Popular Brasileira – Oficina de MPB – Quarteto em Cy e Vocal Brasileirão. Hoje às 20h. Teatro Guaira (Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto) – Rua 15 de Novembro s/n.º. Ingressos: R$ 10,00 ou R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível.

Brasileirão

O Vocal Brasileirão, criado em 1994, foi idealizado e dirigido pelo maestro Marcos Leite (1953-2002) até o ano de 2001, sendo posteriormente dirigido por Reginaldo Nascimento, de 2002 a 2006. É formado por 12 cantores, seis mulheres e seis homens, com o apoio de um trio de instrumentistas. Esses artistas são cuidadosamente selecionados em função de sua musicalidade e sua relação de prazer com a música e o palco.

O repertório, centrado na música popular brasileira, conta hoje com mais de 110 canções em arranjos originais criados especialmente para o grupo. Dentre os compositores pode-se citar Noel Rosa, Pixinguinha, Tom Jobim, Ary Barroso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Rita Lee, Cazuza, Lulu Santos, Djavan, Ed Motta e José Miguel Wisnik, além dos curitibanos Nhô Belarmino & Nhá Gabriela, Paulo Leminski, Ivo Rodrigues e Sérgio Justen.

Desde a sua criação, o Vocal Brasileirão realizou mais de 100 apresentações, gravou seu primeiro CD (esgotado), juntamente com o Coral Brasileirinho, e montou cinco espetáculos temáticos: Coisas nossas – um painel da criação musical brasileira dos anos 30 aos anos 70; Como Uma Onda – um quadro da criação pop dentro da MPB dos anos 70s, 80s e 90s; Mais Coisas Nossas – um desenvolvimento do primeiro espetáculo com novo repertório; Cantador – um mosaico que percorre os vários caminhos e estilos da música popular brasileira; Splish Splash homenagem à Jovem Guarda; Dois corações Brasileirão canta a era do rádio – espetáculo musical com elementos teatrais, dedicado ao período musical que vai de 1930 a 1958; Encontros e despedidas Brasileirão 10 anos – espetáculo que percorre as mais variadas fases e tendências da música popular brasileira.

Com um som personalizado e envolvente, o Vocal Brasileirão já conquistou um lugar de destaque na vida cultural de Curitiba. Combinando originalidade e alegria para obter um resultado sem similar no Brasil, recebeu por quatro vezes consecutivas o prêmio ?Saul Trumpet?, como melhor grupo vocal do Estado do Paraná nos anos de 97, 98 e 99 e 2002. O grupo atualmente conta com a direção artística de Vicente Ribeiro.

Quarteto X MPB

A história do Quarteto em Cy se confunde com a própria história da MPB. As quatro irmãs vieram de Ibirataia, Bahia, e foram batizadas de Quarteto em Cy por Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, devido à primeira sílaba dos seus nomes: Cyva, Cybele, Cynara e Cylene. Elas estrearam no Bottle?s Bar em 30 de junho de 1964, acompanhadas pelo Copa Trio, Rosinha de Valença e Carlos Castilho, seu primeiro arranjador vocal.

Desde 1980 a formação do Quarteto em Cy é Cyva, Cybele, Cynara e Sonya. Nos anos 60, o grupo apresentou-se no Brasil, Estados Unidos e em países da América Latina com Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Baden Powel e Oscar Castro Neves. Neste período, o grupo participou ativamente dos grandes festivais da canção popular no Brasil. Com sucessos como Samba do Crioulo Doido, de Sergio Porto,  Apelo de Baden Powell e Vinícius e ?Pedro Pedreiro?, de Chico Buarque, tornou-se conhecido por todo o País.

O Quarteto em Cy tem discos lançados no Japão, Portugal, França, Espanha, Chile, México, Argentina e Estados Unidos, produzidos por nomes como Aloysio de Oliveira, Paulinho Tapajós, Edu Lobo, Roberto Menescal, Marcos Maynard, Durval Ferreira e Esdras Pereira. O ano de 1989 marca a ida do grupo ao Japão, quando participou de um festival de Bossa Nova no Teatro Shibuya, em Tóquio.

Em 1997 o Quarteto em Cy recebeu o Prêmio Sharp de melhor grupo vocal. Em fevereiro de 1997 e em junho de 1998 voltou seguidamente ao Japão, para uma série de shows e lançamento de CD. Em julho de 2001 lançou o CD ao vivo Quarteto em Cy e Luiz Claudio Ramos, primeiro registro de vozes e violão do quarteto, pela gravadora CID. Este disco originou-se de um show feito em 1981 no Teatro Paiol de Curitiba, homenageando Vinicius de Moraes.

Em junho de 2004 o grupo completou quarenta anos de carreira. Nesta ocasião, foi lançado, pela Universal, um CD duplo contendo uma coletânea de clássicas e outra de raras e inéditas. Para comemorar seus quarenta anos de carreira, o Quarteto em Cy ensaiou um show intitulado Vinícius e Caymmi em Cy. Neste espetáculo o grupo cantou os dois compositores, com histórias da época em que fizeram juntos o famoso show do Zum Zum, no Rio de Janeiro, em 1964 e 1965. Em maio de 2006 o grupo lançou o CD Samba em Cy, pela gravadora Fina Flor, com arranjos instrumentais de Ruy Quaresma e Humberto Araújo, produção de Ruy Quaresma e arranjos vocais de Cynara. São oito sambas inéditos e seis regravações.

Voltar ao topo