Música nos Museus recebe o quarteto Ebubu Fulô

Melodias natalinas brasileiras encerram a temporada deste ano do projeto Música nos Museus, realizado pelo governo do Estado. Hoje, no hall da Secretaria da Cultura do Paraná, em Curitiba, o quarteto Ebubu Fulô apresenta um recital instrumental cujo programa congrega onze canções.

“São canções natalinas, de compositores brasileiros, de diversas épocas. Serão apresentadas desde obras antigas até mais atuais. A mais antiga é Dia de Natal, de Helve Grolvi, de 1935. Esta música foi gravada por Carmen Miranda”, explica o músico Julião Boêmio, que toca cavaquinho.

A maioria das músicas não fazem parte do repertório tradicional de Natal. Com exceção de Boas festas, de Assis Valente. “Conhecíamos esta canção, mas não sabíamos que ela era de um compositor brasileiro. Foi uma surpresa descobrir que ela era de Assis Valente”.

Sobre o assunto músicas natalinas brasileiras, o Ebubu Fulô realizou uma longa pesquisa, contando com o auxílio do pesquisador Salvador Falcão. O grupo acabou encontrando cinquenta canções.

Porém, para o show de hoje, que é todo instrumental, foram escolhidas as mais melodiosas. “Encontramos cinquenta, mas devem existir muito mais músicas. Isto nos permite, no futuro, fazer vários shows”.

As outras músicas que compõem o repertório do show de hoje são Valsa de Natal (1953), de Hilton Comes; Cantiga de Natal (1956), de Lina Perci; Alegre Natal (1959), de Nina Sercil; Depois do Natal (1967), de João Donato e João Mello; Feliz Natal, de Heitor Villa Lobos e Manoel Bandeira; Natal dos Caboclos, de Palmeira; Para não ser triste, do Maestro Passarinho; O Velhinho, de Octavio Filho; e Natal das Crianças, de Blecauto.

O grupo Ebubu Fulô também é formado por Daniel Miranda (clarinete), Vinícius Chamorro (violão sete cordas) e Zezinho do Pandeiro (pandeiro). O recital acontece hoje, às 18h30, no hall da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240).

Voltar ao topo