Mistura de ritmos hoje e amanhã no Guairinha

Um espetáculo de percussão que mistura os ritmos brasileiros – samba, maracatu, cirandas – com música erudita será apresentado hoje e amanhã no Guairinha. O toque de originalidade dos jovens talentos paranaenses se manifesta no cenário, na dança e em sons retirados dos mais diversos instrumentos musicais, entre eles cravo, viola, sanfona, tigelas de porcelana, entre outros.

“A idéia é recriar o que há de melhor na identidade cultural brasileira a partir de estudos e pesquisas sobre nossos ritmos”, adianta Leonardo Gorosito. O espetáculo conta com depoimentos de mestres e artistas populares, além de momentos de grande impacto para o público provocado pelos sons energicamente percussivos.

Os músicos também se apropriam de malabarismos e acrobacias circenses, recriando elementos artísticos oferecidos por essas tradições culturais e afirmam uma linguagem de arte, divulgam e preservam a riqueza cultural do povo brasileiro.

No universo da percussão, popular e erudita, surgem possibilidades sonoras inusitadas, fruto de uma investigação intensa sobre as alfaias, gonguê, ganzá, timbau, congas, surdo, caixa, bage, sinos, tambor de onça, pandeirão, canos de metal, vasilhas de porcelana, botijão, potes, caixa do divino e marimba.

Os arranjadores – que são os próprios músicos do espetáculo – apresentam composições próprias, também as de domínio público e de compositores consagrados da música brasileira e da música ocidental européia. “As cenas do espetáculo são construídas a partir de personagens, figuras significativas do nosso imaginário coletivo”, explica Luciano Fagundes.

Talentos

Leonardo Gorosito e Luciano Fagundes são dois talentos paranaenses, prodígios musicais na infância, agora incansáveis pesquisadores da riqueza e da originalidade da música brasileira.

Iniciaram a sua formação na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), onde concluíram seus estudos de formação musical em piano erudito. Na época, enquanto cursavam Belas Artes formaram o Duo Quaray, que tinha como proposta de repertório a música brasileira e composições próprias.

Tiveram sempre uma intensa experiência com corais, atuando como coralistas, pianistas e percussionistas. Participaram da criação de grupos, montagens de peças teatrais e musicais.

Ministraram e participaram de diversas aulas de dança e música em escolas, oficinas e festivais, viajando pelo Brasil e exterior. Com o cultivo da amizade e amadurecimento na formação profissional criaram, em 2007, a Cia. Solar, a realizadora do espetáculo.

Serviço

Encantaria do Reino Hoje, às 21h, e amanhã às 19h, no Guairinha (Rua XV de Novembro, s/n.º – Centro). Ingresso: R$ 20,00.

Voltar ao topo