Considerado um dos maiores boxeadores brasileiros, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. O falecimento de Maguila foi confirmado pela esposa Irani Pinheiro ao canal Record.
Em 2013 o lutador foi diagnosticado com uma doença conhecida como demência pugilística. Ele morreu em São Paulo. Conforme o relato da esposa para o canal de televisão, Maguila estava internado há 28 dias e recentemente havia descoberto um nódulo no pulmão.
Reconhecido como ícone do boxe, Maguila teve uma carreira sólida. Ele acumula 85 lutas, 77 vitórias, sete derrotas e um empate técnico. Das vitórias, 61 foram por nocaute. Nascido em Aracaju, lutou durante 17 anos.
Leia também:
- Tribuna sabatina Eduardo Pimentel em cenário inusitado e cheio de curitibanices
- Novo DPVAT será cobrado no Paraná no IPVA de 2025? Veja como será
- Bolsonaro descarta vir a Curitiba até o fim das eleições e desconversa sobre apoio
Uma das maiores lutas da carreira foi em 1989, contra o norte-americano Evander Holyfield. Outro importante nome enfrentado pelo brasileiro foi George Foreman.
O que é demência pugilística
Também chamada de encefalopatia traumática crônica (ETC), a demência pugilística é uma doença neurodegenerativa que afeta o cérebro. Ela é causada por repetidos traumas na cabeça.