Três exposições interativas voltadas ao público infantil estão fazendo sucesso Museu Municipal de Arte (Muma), dentro do complexo Portão Cultural, no bairro Portão, em Curitiba: “Do nascimento dos Robôs”, “Criaturas Fantásticas” e “Laços”.

continua após a publicidade

A primeira mostra fica aberta até 20 de julho e as duas últimas até o o dia 1º de setembro. As exposições têm entrada franca, contam com monitoria e podem ser visitadas de terça-feira à domingo, das 10h às 19h. O espaço, inclusive, vai ficar aberto no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (20).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Robôs em jogo de luz e sombra

Na exposição “Do Nascimento dos Robôs”, pequenos robôs com movimentos acionados através da lanterna do celular desenvolvem um jogo de luz e sombra. O artista Jack Holmer criou a exposição após pesquisas em arte, inteligência artificial, expressas em robôs interativos impressos em 3D com componentes eletrônicos diversos.

Crianças protagonistas em espaço interativo

continua após a publicidade

Já em “Criaturas Fantásticas”, há um espaço de interação pelo qual a criança vira protagonista de sua experiência cultural, interagindo com as obras: almofadas gigantes, sala de luzes coloridas, uma cortina de fio colorido, bicicletas que projetam cor na parede e o som de um instrumento. A exposição é um projeto de Ana Hupfer e Flavia Milbratz.

Laços do Pequeno Príncipe

Por sua vez, a exposição “Laços” é resultado do trabalho desenvolvido pelo artista visual André Mendes e pela educadora Elisa Cordeiro Brito dentro do Hospital Pequeno Príncipe, com crianças, adolescentes e familiares em situação de internamento. A cenografia compõe a exibição de forma a conduzir o público para a experiência realizada no interior do hospital, estabelecendo laços entre todos os participantes. O processo permite aguçar a percepção da liberdade e a casualidade das diversas criações que compõem a mostra.

continua após a publicidade

Dia do Sushi vai ter ação beneficente para o Hospital Erastinho