Três exposições interativas voltadas ao público infantil estão fazendo sucesso Museu Municipal de Arte (Muma), dentro do complexo Portão Cultural, no bairro Portão, em Curitiba: “Do nascimento dos Robôs”, “Criaturas Fantásticas” e “Laços”.

A primeira mostra fica aberta até 20 de julho e as duas últimas até o o dia 1º de setembro. As exposições têm entrada franca, contam com monitoria e podem ser visitadas de terça-feira à domingo, das 10h às 19h. O espaço, inclusive, vai ficar aberto no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (20).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Robôs em jogo de luz e sombra

Na exposição “Do Nascimento dos Robôs”, pequenos robôs com movimentos acionados através da lanterna do celular desenvolvem um jogo de luz e sombra. O artista Jack Holmer criou a exposição após pesquisas em arte, inteligência artificial, expressas em robôs interativos impressos em 3D com componentes eletrônicos diversos.

Crianças protagonistas em espaço interativo

Já em “Criaturas Fantásticas”, há um espaço de interação pelo qual a criança vira protagonista de sua experiência cultural, interagindo com as obras: almofadas gigantes, sala de luzes coloridas, uma cortina de fio colorido, bicicletas que projetam cor na parede e o som de um instrumento. A exposição é um projeto de Ana Hupfer e Flavia Milbratz.

Laços do Pequeno Príncipe

Por sua vez, a exposição “Laços” é resultado do trabalho desenvolvido pelo artista visual André Mendes e pela educadora Elisa Cordeiro Brito dentro do Hospital Pequeno Príncipe, com crianças, adolescentes e familiares em situação de internamento. A cenografia compõe a exibição de forma a conduzir o público para a experiência realizada no interior do hospital, estabelecendo laços entre todos os participantes. O processo permite aguçar a percepção da liberdade e a casualidade das diversas criações que compõem a mostra.

Dia do Sushi vai ter ação beneficente para o Hospital Erastinho