El Titiritero de Bandield é atração no Teatro da Caixa

O argentino Sergio Mercúrio e seu teatro de bonecos (títeres) para jovens e adultos são a atração do Teatro da Caixa nos próximos dois  finais de semana (18 a 20 e 25 a 27 de maio), com a apresentação de três espetáculos: ?El Titiritero de Banfield?, ?Em camino? e ?De Banfield a México?.

Como o próprio Sergio diz, ?El Titiritero de Banfield? é o nome que define seu ofício e também sua origem, já que ele nasceu em Banfield, um bairro do Sul da província de Buenos Aires.

Nada mais normal, portanto, que os títeres com os quais o titiritero convive, compartilha e briga, sejam personagens do seu bairro: Bobi, um jovem apaixonado por futebol, mas cheio de dúvidas, de prepotência, de ternura e de verdades; Cacho, um ?filósofo de bar, homem adulto apoiado numa mesa de onde, em silêncio, compartilha suas verdades; Caca, a feiticeira do bairro, dona de uma trágica experiência amorosa e que clama pela atenção de Deus. Há também os tímidos que viraram machos depois que começaram a freqüentar a academia de ginástica do bairro.

"En camino" é o segundo espetáculo de Sergio Mercúrio onde ele coloca em cena as situações e os personagens com os quais um jovem se enfrenta para compreender-se e continuar viajando. É também um convite à viagem. Os bonecos, neste caso, recorrem às suas realidades para satirizar tal viagem.

Os personagens são o inevitável Bobi, com seu sarcasmo e sua ternura; a avó Margarita, com a acidez e o carinho da velhice; e Beto, com a indiferença e o grotesco do alcoólatra. Poético, divertido, sempre surpreendente, o espetáculo "En camino" não apresenta respostas, antes deixa incógnitas e sensações?

De ?Banfield a México? era um sonho de Sergio Mercúrio, numa viagem que ele começou em 1992, com a intenção de percorrer toda América. O espetáculo conta as histórias dessa viagem, com bonecos.

Recorrendo à técnica do stand-up, Sergio narra a história de uma cruzada a cavalo em direção ao Alasca, seu fracasso e o nascimento do titiritero. Como curiosidade, vale dizer que o espetáculo, estreado em 1997, foi apresentado durante sete anos, sem que o titiritero tivesse pisado no México ? o que só ocorreu em 2004.

As histórias que o titiritero conta são anedotas e histórias reais.

O espetáculo consta de seis momentos, organizados em pares e com intervalos. Nas duas pausas, o titiritero percorre a platéia para conversar com as pessoas. É um espetáculo intimista e divertido, mas sempre diferente.

Efigênia ? O filme da Rainha

Sergio Mercúrio também é diretor de cinema e, como tal, estará apresentando seu longa-metragem ?O filme da Rainha?, um documentário sobre a ?nossa? Efigênia, a artista que transforma papéis de bala em trajes magistrais.

Efigênia Ramos Rolim vive nas ruas de Curitiba, cidade onde veio morar há quase 20 anos com os nove filhos e o marido, oriundos de Minas Gerais. Aos 60 anos, ficou viúva e após criar os filhos, num momento de inquietação, resolveu mudar totalmente a sua vida para se tornar uma artista popular, sonho que realizou. Efigênia canta, dança, escreve poesias e, amarrando papéis de bala, uns aos outros, transforma-os em trajes exuberantes.

O encontro de Sergio Mercúrio com Efigênia aconteceu em 1998, na cidade de Canela, Rio Grande do Sul, onde os dois participavam do Festival Internacional de Bonecos. Sergio confessa que na primeira vez que se deparou com a artista, estranhou: ?Ela parecia uma louca e me esquivei?, conta Sergio. Passados 12 anos, ele decide reencontrar Efigênia e documentar sua história. Como não encontrou parceiros no Brasil para realizar o longa, mobilizou os amigos que tem pela América. Dentre eles, o boliviano Juan Pablo Urioste, incumbido de gravar e dirigir a fotografia. No total foram 27 horas documentadas de Efigênia e mais de 1000 fotos coletados no trabalho. O resultado poderá ser conferido nos próximos dois domingos (dias 20 e 27 de maio), às 16 horas, no Teatro da Caixa, com entrada franca.

Serviço:
?El Titiritero de Banfield?. Teatro da Caixa, de 18 a 20 e de 25 a 27 de maio. Sextas e sábados às 21 horas e domingos às 19 horas. Sexta ? ?El Titiritero de Banfield?, sábado ? ?Em camino? e domingo ? ?De Banfield a México?. Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (clientes, idosos e estudantes), à venda no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280). Informações 2118-5111. 
Exibição de ?O filme da Rainha?. Teatro da Caixa, dias 20 e 27 de maio, às 16 horas. Entrada franca.

Voltar ao topo