Divulgação
Obras de artistas premiados poderão ser conferidas a partir de terça.

Uma exposição coletiva reunindo artistas contemplados da edição 2006/2008 do Prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas será aberta na próxima terça-feira, na Casa Andrade Muricy, em Curitiba. O evento tem entrada franca e estará aberto até  22 de junho.

continua após a publicidade

Estarão expostos os trabalhos do pernambucano Carlos Mélo, da mineira Laura Lima, da carioca Lúcia Laguna e da espanhola, residente em Belo Horizonte, Sara Ramo e a dupla paulistana Leandro Lima e Gisela Motta. A mostra conta com trabalhos em diferentes meios e formatos que vão de vídeos, instalações, fotografias, esculturas-objetos a pinturas. Na noite de abertura está confirmada a presença da artista Lúcia Laguna.

Lançado em 2004, pela Confederação Nacional das Indústrias e pelo Serviço Social da Indústria, o Prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é a mais importante premiação do gênero no panorama cultural brasileiro e se consolida nesta segunda edição como uma ação inédita de valorização da arte contemporânea no País.

Com formato diferenciado, cada edição contempla artistas com bolsas de trabalho, cujo desenvolvimento é acompanhado por um crítico ou curador de arte. Ao fim desta etapa, as obras selecionadas são reunidas em exposições itinerantes pelas capitais e cinco delas são doadas ao acervo de instituições culturais.

continua após a publicidade

A premiação em dinheiro totaliza R$ 150 mil destinados às bolsas de trabalho individuais de R$ 30 mil. Além de incentivar a produção artística e contribuir para a ampliação das coleções institucionais, o prêmio se insere no conjunto de projetos desenvolvidos pelo CNI Sesi para promover a cultura junto à sociedade brasileira, através das exposições e das ações educativas realizadas nos estados.

Inclui, como parte importante de sua programação um módulo educativo voltado para a formação de professores de escolas públicas e particulares. Em Curitiba este módulo será no dia 12 e as oficinas de arte para os alunos do nível fundamental de 13 a 16 deste mês. O Prêmio CNI Sesi para as artes visuais brasileiras homenageia o colecionador e galerista pernambucano Marcantonio Vilaça, incentivador da arte contemporânea brasileira, falecido em 2000, aos 37 anos de idade. (AEN)

Serviço

continua após a publicidade

Prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça. Exposição coletiva de artistas contemporâneos brasileiros. Abertura: terça-feira, às 19h. Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915 Centro) Tel: (41) 3321-4798. Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados das 10 às 16h.