Uma exposição coletiva reunindo artistas contemplados da edição 2006/2008 do Prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas será aberta na próxima terça-feira, na Casa Andrade Muricy, em Curitiba. O evento tem entrada franca e estará aberto até 22 de junho.
Estarão expostos os trabalhos do pernambucano Carlos Mélo, da mineira Laura Lima, da carioca Lúcia Laguna e da espanhola, residente em Belo Horizonte, Sara Ramo e a dupla paulistana Leandro Lima e Gisela Motta. A mostra conta com trabalhos em diferentes meios e formatos que vão de vídeos, instalações, fotografias, esculturas-objetos a pinturas. Na noite de abertura está confirmada a presença da artista Lúcia Laguna.
Lançado em 2004, pela Confederação Nacional das Indústrias e pelo Serviço Social da Indústria, o Prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é a mais importante premiação do gênero no panorama cultural brasileiro e se consolida nesta segunda edição como uma ação inédita de valorização da arte contemporânea no País.
Com formato diferenciado, cada edição contempla artistas com bolsas de trabalho, cujo desenvolvimento é acompanhado por um crítico ou curador de arte. Ao fim desta etapa, as obras selecionadas são reunidas em exposições itinerantes pelas capitais e cinco delas são doadas ao acervo de instituições culturais.
A premiação em dinheiro totaliza R$ 150 mil destinados às bolsas de trabalho individuais de R$ 30 mil. Além de incentivar a produção artística e contribuir para a ampliação das coleções institucionais, o prêmio se insere no conjunto de projetos desenvolvidos pelo CNI Sesi para promover a cultura junto à sociedade brasileira, através das exposições e das ações educativas realizadas nos estados.
Inclui, como parte importante de sua programação um módulo educativo voltado para a formação de professores de escolas públicas e particulares. Em Curitiba este módulo será no dia 12 e as oficinas de arte para os alunos do nível fundamental de 13 a 16 deste mês. O Prêmio CNI Sesi para as artes visuais brasileiras homenageia o colecionador e galerista pernambucano Marcantonio Vilaça, incentivador da arte contemporânea brasileira, falecido em 2000, aos 37 anos de idade. (AEN)
Serviço
Prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça. Exposição coletiva de artistas contemporâneos brasileiros. Abertura: terça-feira, às 19h. Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915 Centro) Tel: (41) 3321-4798. Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados das 10 às 16h.


