AVEC realiza mostra para comemorar os 100 anos do cinema Paranaense

Neste dia 15 de novembro é comemorado o Centenário do Cinema Paranaense. Há exatos 100 anos, o fotógrafo amador, dono de livraria e tipógrafo Annibal Rocha Requião, filmou o desfile militar comemorativo à Proclamação da República.

Para comemorar a data, a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná ? AVEC realiza uma Mostra com a exibição de alguns dos filmes mais importantes do Estado, produzidos nas décadas de 80, 90 e nos anos 2000, que de alguma forma estão ligados à entidade ou a seus associados.

Criada oficialmente em 1992, a AVEC tem, na realidade, sua origem no final da década de 70, junto com o surgimento em Curitiba do movimento de produção do cinema Super 8 – com os festivais nacionais da Escola Técnica -, com o núcleo da Cinemateca e, finalmente, com o Movimento Vídeo-Vive (já nos anos 90).

Nesta sua trajetória de 15 anos, a AVEC, além da produção de seus associados, tem-se destacado por ser a principal interlocutora do audiovisual paranaense junto às autoridades ligadas a cinema e vídeo, tanto em âmbito municipal, como estadual e federal.

A Associação participou ativamente da elaboração da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, tendo representantes na Comissão de Avaliação de Projetos desde a criação da mesma. Também atuou fortemente na viabilização do CineParaná, convênio realizado com a Secretaria Estadual de Cultura, que possibilitou a finalização de 23 produções, e na criação do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná, através do qual já foram produzidos três longas metragens e nove telefilmes.

A Mostra AVEC

As exibições da Mostra AVEC acontecem na Cinemateca de Curitiba, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, sempre às 19 horas, com entrada franca.

A Mostra apresenta filmes há muito tempo não exibidos como como ?Caro Signore Fellini?, de Valêncio Xavier e ?Vamos Junto Comer Defunto?, de Elói Pires. Em ?Caro Signore Fellini?, Valêncio, a pretexto de informar o cineasta italiano sobre Curitiba, faz uma incursão sensível, onírica e descontraída, pela cidade. Para isso ele inclui aspectos incomuns aos cartões postais da época, como os sobreviventes anônimos, as venerações e os tipos populares da cidade.

Já em ?Vamos Junto…?, Elói narra uma história acontecida em 1965, num bairro de Curitiba, quando crianças interrompem suas atividades para assistir a passagem de um enterro em frente à igreja.

Mas Mostra AVEC não é só uma retrospectiva do cinema paranaense. Ela também apresenta a estréia do curta-metragem ?Satori Uso?, de Rodrigo Grota, premiado no último Festival de Gramado. O novo curta do londrinense Rodrigo Grota é um documentário sobre a passagem do poeta japonês, Satori Uso, por Londrina, na década de 1950. Na cidade ele sofreu uma desilusão amorosa com sua musa inspiradora, e viajou para Nova Iorque, onde conheceu o cineasta americano Jim Kleist, que rodou um filme em sua homenagem, em Londrina, no ano de 1967. O filme, chamado ?Isolation?, ficou inacabado, e são trechos dele que aparecem no curta-metragem, dirigido pelo cineasta londrinense Rodrigo Grota.

A grande ?sacada? do filme é que parece uma história real, mas o poeta japonês e o cineasta americano mencionados não existem. Satori Uso é criação do poeta londrinense Rodrigo Garcia Lopes, que Grota utilizou para produzir ?Satori Uso?.

Programação:

1º dia – 16/11/2007 – 16 mm

Caro Signore Fellini – de Valêncio Xavier 

Cabedal ? de Pedro Merege

Guerra do Pente ? de Nivaldo Lopes (Palito)

O Candidato ? de Geraldo Pioli e Werner Schumann

Mundo Perdido de Kosak ? de Fernando Severo

A Grande Depressão ? de Paulo Munhoz

2º dia ? 17/11/2007 –  35 mm

Vamos Juntos Comer Defunto ? de Eloi Pires Ferreira

Desertos Dias ? de Fernando Severo

Um Dia para Desaparecer ? de Beto Carminatti

Aldeia ? de Geraldo Pioli

Visionários ? de Fernando Severo

Eternamente ? de Beto Carminatti

Cachorro não, Chichorro ? de Paulo Friebe
Pax ? de Paulo Munhoz

3º dia ? 18/11/2007 ? vídeo / DVD

Pioneiros do Cinema ? dos Irmãos Schumann

Rainha de Papel ? de Estevan Silvera

Madame Olivia ? de Ricardo Machado

Está nas Escrituras ? de Pedro Merege

Terra Incógnita ? de Beto Carminatti e Gil Baroni

Satori Uso ? de Rodrigo Grotta

Serviço: Mostra AVEC, de 16 a 18 de novembro, às 19 horas, na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174), com entrada franca.

Voltar ao topo