#ForçaAnaMaria

Ana Maria Braga revela ao vivo que está com câncer no pulmão

A apresentadora Ana Maria Braga, 66 anos, revelou na manhã de segunda-feira (14) que está com câncer de pulmão, durante o programa “Mais Você”. Ela contou que parou de fumar quando descobriu o princípio de câncer e que já fez uma cirurgia. Como a doença foi descoberta no princípio, os médicos afirmam que a chance de cura é de quase 100%.

“Eu fiz a tomografia, fiquei enfiada na máquina, fizeram [o exame] de novo. O doutor falou, ‘melhor ligar para o seu médico, achamos uma coisa pequena, de 6 milímetros’”, contou. “[O médico disse] ‘É um início de um tumor cancerígeno’“, relembrou. A apresentadora, que descobriu o tumor durante uma semana que havia tirado para descansar, disse ainda que não precisou passar por quimioterapia e nem radioterapia.

“Você ser anunciada que tem câncer… vocês acompanharam a minha luta. Fiquei como que estática”, afirmou. “Eu tinha tirado uma semana [de folga] para passear. Aproveitei para a ir para internação. E operei numa manhã de sexta-feira”, disse.

A repercussão foi grande nas redes sociais. A apresentadora Fátima Bernardes mostrou solidariedade com Ana Maria Braga em uma foto publicada no Intagram: “Você é guerreira e generosa em dividir sua história com o público. O seu exemplo vai ajudar outros a parar de fumar”.

O apresentador Tiago Leifert elogiou a atitude no Twitter. “Saúde e força, Ana Maria! Contar sua história no ar só mostra o quanto você é gigante. Vai inspirar muita gente”, disse na rede social. Os fãs também repercutiam a notícia na web. A hashtag #ForçaAnaMaria começou a ser amplamente usada, e ‘Mais Você’ entrou no Top Trending do Twitter.

Com informações da Gazeta do Povo.

Guerreira experiente

Essa já é a terceira vez que Ana Maria Braga luta contra a doença. Em 1991, ela descobriu que estava com câncer de pele e, em 2001, no intestino – nessa época, os membros da sua equipe no programa rasparam a cabeça em sua homenagem e vestiram camisetas com a frase ‘Clube da Guerreira’. Nas duas vezes, Ana Maria saiu vencedora. Além disso, a apresentadora já havia retirado um tumor benigno do útero em 1998.

Câncer de pulmão

Este tipo de câncer é o que mais provoca mortes no mundo. São mais de 1,59 milhão por ano — mais do que cólon, mama e próstata que, juntos, somam 1,52 milhão. Estatísticas e campanhas costumam destacar que 85% dos pacientes são ou foram fumantes. O fumo, aliás, é um fator de risco para todos os tipos de câncer, não apenas o de pulmão.

No Brasil, em 2012 (último dado disponível do Instituto Nacional do Câncer), foram detectados mais de 27 mil casos; destes, a doença acabou matando 22.426 pessoas.

O diagnóstico do câncer de pulmão é difícil e muitos casos são detectados em estágio avançado. Se a pessoa foi detectada com a doença, a melhor medida é a interrupção do tabagismo para não agravar o quadro. Estima-se que 10 a 15 anos após parar de fumar, a probabilidade de desenvolver câncer de pulmão é semelhante ao de alguém que nunca fumou.

Paraná Online no Facebook