A vida por uns cabos – um ensaio pós-moderno

Performance pós-moderna é o nome do jogo. Mega-cidades, cidades cosmopolitas pelo mundo afora, apresentam e precisam de artistas performáticos. Terra por um fio é o espetáculo que Pablo Colbert realizará de 17 a 20 de junho de 2004, de quinta-feira a domingo, às 20 horas, na Ópera de Arame, em Curitiba.

A apresentação utiliza as técnicas do circo novo. Alia dança e acrobacia aérea para criar uma metáfora da fragilidade do ser humano no seu ambiente degradado e no espaço.

“Eu ponho em questão o homem e sua vulnerabilidade quando é lançado fora do planeta, vivendo na dependência da tecnologia e sem a ação da gravidade, tão necessária ao organismo”, observa Pablo. Para representar essa idéia, “utilizo apenas os instrumentos básicos para eu permanecer fora do chão, sobrevivendo em situações muito diferentes do cotidiano”, exemplifica.

O artista desenvolve sua coreografia preso por uma corda elástica na cúpula do teatro. A música e as gravações de sons eletroacústicos foram concebidas por Carmo Bartoloni, percussionista da Orquestra Sinfônica do Paraná e professor da Escola de Belas Artes. Projeções de vídeo complementam o ambiente.

Terra por um fio tem o patrocínio do HSBC e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Ação Cultural de Curitiba.

Acrobata e dançarino, Pablo Colbert também produz vídeos pela Tempo Arte. Em julho, suas performances serão apresentadas em Viena, Áustria, onde foi selecionado para o programa DanceWeb do Festival Impulz Tanz daquela cidade.

Serviço

– Pablo Colbert , de 17 a 20 de junho de 2004, de quinta a domingo, às 20h. Ingressos a R$ 5 + 1 kg de alimento. Local: Teatro Ópera de Arame, Rua João Gava, s/n, Pilarzinho, Curitiba. Informações: (41) 354-3266. Nos demais dias, entre 10 e 23 de junho serão realizadas apresentações para alunos de escolas públicas, associações de bairros e núcleos regionais da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Voltar ao topo