A primeira série brasileira produzida pela Fox

O idealizador da série 9mm: São Paulo, que estreou no canal a cabo Fox semana passada, trabalha no Paraná. Trata-se do jornalista Carlos Amorim, diretor artístico e de jornalismo na Rede Massa. Autor de dois livros-reportagem sobre o crime organizado – um terceiro está por vir -, Amorim é um verdadeiro estudioso do assunto. A idéia da série também não é exatamente nova: é fruto de um projeto que vem desde 2004.

?A série não é baseada em nenhum dos livros, mas sim em toda essa obra de investigação na questão da violência urbana e crime organizado?, diz Amorim. Os livros a que o jornalista se refere são o mais recente CV PCC: a irmandade do crime, e Comando Vermelho, a história secreta do crime organizado, ambos da editora Record.

Amorim conta que o projeto inicial chamava-se Sinal Vermelho. ?Era [uma série] policial, ambientada em uma delegacia de investigações. E a questão do crime se confundia com a psicologia e a vida particular dos personagens?. O projeto foi apresentado a outros canais por assinatura, mas o interesse veio mesmo da Fox, em 2006.

No ano seguinte, as conversas com o canal foram concluídas, os roteiros finalizados e os quatro episódios rodados. As filmagens demoraram apenas seis semanas. E, mesmo antes de entrar no ar, a rede já encomendou mais nove episódios. ?Agora vamos reabrir o trabalho e começar a filmar em outubro ou novembro?, conta Amorim. Os 13 episódios, juntos, irão formar a primeira temporada, que deverá ser exibida na América Latina em 2009.

Para escrever os episódios, quatro roteiristas foram contratados. Sob o olhar de Amorim, eles foram liderados por Newton Cannito que, junto com o produtor Roberto d?Avila, fez até laboratório em delegacias de São Paulo para ajudar na criação dos roteiros. Cannito tem no currículo séries como Carandiru e Cidade dos Homens. ?Então para ele o tema não era novo?, diz Amorim.

A inspiração veio mesmo de seriados dos EUA: segundo Amorim, a série é baseada na norte-americana The Shield. Mas, para a Fox, 9mm caiu bem para o horário da série 24 Horas. ?É uma responsabilidade enorme e uma grande confiança por parte do exibidor?, diz Amorim. Até porque 9mm: São Paulo é a primeira minissérie brasileira produzida pelo canal. A oportunidade, analisa o jornalista, veio principalmente de um fator: a recente greve dos roteiristas norte-americanos, que paralisou a produção da grande maioria dos seriados naquele país – 24 Horas foi, inclusive, um dos mais prejudicados.

?Eles foram encontrar uma solução latino-americana, muito mais barata, mas com qualidade, com construção cinematográfica e conteúdo dramático bacanas?, explica Amorim, revelando que o canal ficou surpreso com o resultado: ?principalmente com o padrão dos roteiros e a construção das histórias. Isso é mais uma afirmação da capacidade do mercado brasileiro?. Mercado que pode render novas séries, pelo menos se depender de Amorim: ?idéias não faltam?.

Serviço – 9mm: São Paulo vai ao ar às terças-feiras, às 22h, com reprises nas madrugadas de quarta (4h) e sábado (1h), no canal por assinatura Fox.

Voltar ao topo