21.º Festival de Teatro oportuniza avaliação crítica aos participantes

Nesta edição, o Festival de Teatro de Cascavel oferece aos atores participantes a oportunidade de serem avaliados por profissionais da área. Os diretores Luiz Varini, de Campo Mourão, e Emerson Rechenberg, de Curitiba, são os jurados convidados e, além da avaliação crítica, darão pontuação aos grupos que se apresentam na categoria competitiva. O encerramento do festival será domingo, dia 12, às 22 horas, com a premiação no palco do Centro Cultural Gilberto Mayer.

Segundo o diretor de Difusão Cultural, Wandelei dos Anjos, avaliação sempre foi exigência nos principais festivais do país. ?Poder oferecer profissionais de qualidade para avaliar os espetáculos indica a inserção em um processo de evolução e Cascavel está investindo neste crescimento. É importante que esta idéia continue para que os atores criem um espírito crítico, pois assim investem em si e crescem?, ressalta.

Para o secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes, este festival também tem como objetivo ressaltar a importância da produção local. ?É um trabalho que está ligado à idéia de informação, já enfatizada antes durante todos os festivais realizados neste ano. Cascavel conta hoje com um grande investimento desenvolvido com foco no individual, o que torna nossos artistas mais instigados a continuar um trabalho de qualidade?, explica o secretário.

Os avaliadores

O diretor paulista Luiz Varini possui 37 prêmios em diversos festivais nacionais de teatro, é autor de 17 textos teatrais em fase de revisão e lança, em breve, um livro pela Editora Elenco, de Curitiba. Natural de Santo André, Varini também é autor, ator e produtor, sendo filiado a Sociedade Brasileira dos Autores Teatrais ? SBAT e Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão ? SATED. É membro efetivo da Rede Mercosul de Cultura.

O diretor curitibano Emerson Rechenberg tem formação em Artes Cênicas, com habilitação em Direção Teatral, em iluminação e cenógrafia e especialização em Teoria do Teatro-Cena Contemporânea. Tendo experiência na direção de 26 espetáculos, Rechenberg foi jurado por oito vezes e seis como instrutor de oficina. Ele conquistou o prêmio troféu Gralha Azul em 2001, na categoria Diretor Revelação.

O 21º Festival de Teatro é uma realização da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura, com o apoio do Governo do Estado do Paraná e Secretaria de Estado da Cultura. O evento tem como parceiros o Sesc/Cascavel, a Associação Cultural do Extremo-Oeste (Aceo) e o Gruppo Folklorico Italiano Ladri di Cuori.

Mostra competitiva e paralela enriquecem semana de festival

Na categoria Mostra Competição se apresentam 13 peças dos mais variados gêneros com exibição no Centro Cultural Gilberto Mayer ou no Sesc de Cascavel. Além deles, outros cinco trabalhos fazem parte da categoria Mostra Paralela. ?Não houve pré-seleção dos espetáculos, pois todos que se inscreverem participarão. Quem não sente em um patamar competitivo ainda pode se inscrever na Mostra, recebendo também a avaliação crítica?, explica Wanderlei dos Anjos.

Ao todo, serão oferecidos 15 troféus nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Sonoplastia, Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Iluminação, Diretor Revelação, Ator Revelação, Atriz Revelação, Elenco Revelação e Texto Original.

Voltar ao topo