Volta do Paraná agita ciclismo

Depois de quase seis anos o Paraná volta a sediar uma competição internacional de ciclismo. De hoje a domingo, 112 atletas de seis países estarão disputando a 1.ª Volta Ciclística Internacional do Paraná, que vale 180 pontos para o ranking da União Ciclística Internacional – importante para quem ainda sonha com as Olimpíadas. O ranking UCI classifica os 30 países melhor colocados para os Jogos de Atenas, em agosto, e o Brasil ocupa atualmente a 34.ª posição.

A largada da Volta Internacional do Paraná será no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, às 15h, com a disputa de uma prova contra relógio, pelo circuito londrinense, vencendo os 3.450m. O prólogo servirá para formação do pelotão principal largada.

A primeira etapa, com 162 km, acontece amanhã, entre Londrina e Rolândia, largando às 8h. No dia seguinte, os ciclistas pedalarão 168 km entre Londrina e Arapongas. A terceira etapa terá largada e chegada em Londrina, com 115 km. A quarta e última etapa também acontecerá em Londrina, em um circuito de 50 km, em torno do Igapó, onde os ciclistas darão 20 voltas.

Paranaenses

O Paraná será representado pelo Clube DataRo/Adblu – a equipe é uma parceria entre o time curitibano e a Prefeitura de Blumenau, unindo paranaenses e catarinenses. Ao vencer etapas de algumas das principais provas disputadas neste início de temporada, a DataRo/Adeblu, aparece como um dos cinco melhores times do Brasil.

Correr em casa é algo que motiva os atletas paranaenses da equipe DataRo. Mário Baena, Ivo Siebert, Mauricio Valente, José Ricardo Frizon, Léo Thiago, Carlos Franco, Daizon José Mendes, Roberson Figueiredo, Alex Arseno, Fabio Veloso e Pedro Nicácio, além de Hugo Prado Neto, campeão do Torneio de Verão, em Belo Horizonte, tiveram uma semana puxada em Curitiba, que culminou com a participação especial no Open Curitiba, domingo.

Extra Caloi

Formada por André Grizante, Renato Rohsler, Renato Ruiz, José Aparecido dos Santos, Patrique Azevedo e Daniel Soeiro, a equipe Extra Caloi, de Suzano (SP) é outra forte candidata ao título.

Para o técnico Mauro Ribeiro, a Extra está bem equilibrada e tem boas chances de vitória. “Estou otimista com o resultado, pois o percurso tecnicamente difícil, com subidas e descidas, será perfeito para o perfil dos atletas”, revela o treinador, que também acredita no bom condicionamento físico de seus atletas.

A 1.ª Volta Ciclística Internacional do Paraná tem organização da Confederação Brasileira de Ciclismo, com supervisão da União Internacional de Ciclismo (UCI) e patrocínio de Extra Hipermercados.

Voltar ao topo